A Prefeitura de Irati entregou, nesta quinta-feira (17), cinco novas residências para famílias na rua Coronel Sabóia, centro da cidade, em mais uma ação que reforça o compromisso da gestão municipal com a habitação de interesse social.
As casas, adquiridas com recursos próprios e do programa habitacional “Nossa Casa” do município, trazem esperança e dignidade para famílias que agora contam com um lar definitivo.
Durante a entrega, o prefeito Jorge Derbli destacou a importância desse momento para a cidade. “Entregar essas casas representa muito mais que a realização de um sonho para essas famílias.
É a concretização do nosso compromisso com o desenvolvimento social e a melhoria de vida da nossa gente. Sabemos o quanto a moradia digna transforma vidas, e vamos continuar trabalhando, até o fim do ano, para levar esse benefício a cada vez mais pessoas em Irati”, afirmou.
Nos últimos anos, a gestão municipal tem ampliado os investimentos em infraestrutura urbana e na área social, promovendo avanços significativos na qualidade de vida dos moradores.
A vice-prefeita Ieda Waydzik, ressaltou o papel da Prefeitura em garantir o bem-estar das famílias iratienses. “Esse é o resultado de uma gestão comprometida e que trabalha com seriedade e compromisso, pensando na qualidade de vida e dignidade para as pessoas”, destacou Ieda.
Com lágrimas nos olhos, dona Lindóneia expressou o sentimento de gratidão e esperança que a entrega das casas trouxe para ela e sua família. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Esperar por essa casa não foi fácil, mas agora que tenho as chaves nas minhas mãos, só tenho a agradecer a Deus e à Prefeitura de Irati.
Essa casa significa segurança para minha família. A gente lutou muito, mas não estaria aqui sem a ajuda do prefeito Jorge Derbli e da vice-prefeita Ieda. Muito obrigada a todos que fizeram esse sonho se tornar realidade. Agora, temos um lar para chamar de nosso! ”, afirma.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
A assistente social da Secretaria de Habitação, Ana Rute Dalzoto esclarece que a seleção das famílias obedeceu aos critérios da Lei 4905/2021 que classifica como público prioritário:
– famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas;
– famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar;
– idosos com 60 anos ou mais;
– famílias de que façam parte pessoa(s) com deficiência ou doença crônica incapacitante para o trabalho.
“É importante que a população entenda que temos critérios técnicos para escolha das famílias. Outro fator fundamental é que os cidadãos interessados nos programas de habitação estejam com o cadastro sempre atualizado junto a Secretaria de Habitação”, complementa Ana Rute.