26 de outubro de 2024 – Mallet, PR
Em ação de fiscalização, policiais ambientais constataram nesta semana a ocorrência de danos ambientais em uma propriedade rural localizada na comunidade de Linha Esperança/Vicinal Dois, no município de Mallet. A equipe identificou a abertura de valetas na vegetação nativa da área, utilizada para drenagem de um banhado – caracterizado como uma área úmida de importância ecológica. A intervenção atingiu um total de 3,87 hectares.
Segundo as autoridades, o proprietário não possuía a autorização ambiental necessária para realizar tais alterações, configurando crime ambiental. Em decorrência disso, o infrator foi autuado com uma multa no valor de R$ 30.000,00 e responderá criminalmente pelos danos causados.
A Polícia Ambiental reforça que áreas de banhado são essenciais para a preservação dos recursos hídricos e para o equilíbrio do ecossistema local. Tais intervenções ilegais podem prejudicar a biodiversidade e causar desequilíbrios ambientais, afetando também a comunidade e o meio ambiente regional.