Até outubro, PRF já flagrou mais excesso de peso no Paraná do que em todo o ano de 2023

30 de outubro de 2024 às 16:51

Com dados até 20 de outubro, faltando mais de dois meses para fechar o ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já flagrou no Paraná mais excesso de peso neste ano do que em todo o ano de 2023. Ao considerar o mesmo período, foram localizadas 8,8 mil toneladas de excesso de peso, contra 6,9 mil toneladas no ano passado. Em todo o ano de 2023 inteiro, o número alcançou 8,7 mil toneladas.

As infrações, que danificam o pavimento e levam risco à segurança viária, foram localizadas dentro de um universo de mais de 105 mil fiscalizações a veículos de carga, realizadas diariamente pela PRF, em fiscalizações especializadas e de rotina. As fiscalizações de veículos de carga, em 2024, correspondem a 48% do total de veículos fiscalizados pela PRF no estado. Este ano, foram realizadas 1.464 autuações por excesso de peso no Paraná, o que corresponde a quase 5 flagrantes por dia.

“O excesso de peso, além de danificar o pavimento, pontes e viadutos, gera grande risco à segurança das pessoas, pois é comprometido o funcionamento do veículo e de seus equipamentos de segurança”, explica Diego Prestes, chefe da Seção de Operação da PRF Paraná. “Ao descer uma serra, por exemplo, ocorre um excesso de esforço pelo sistema de freios destes veículos, que passam a circular com uma velocidade maior do que a suportada pela via, levando a acidentes que geram verdadeiras tragédias familiares e sociais”.

flagrante6 t.png

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná