Processo seletivo do Programa de Desenvolvimento Educacional oferta 2 mil vagas

6 de novembro de 2024 às 15:38

A Secretaria de Estado da Educação publicou nesta quarta-feira (06) o Edital nº 138/2024 – GS/SEED, que define os critérios para o processo seletivo interno de professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2025. O documento estabelece a oferta de 2.000 vagas ao programa de formação continuada dos docentes da rede pública estadual.

O processo seletivo é destinado a professores que estejam nas Classes 8 a 11, no Nível II da carreira, conforme as especificações. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Consulplan, até as 16h do dia 22 de novembro. Não há taxa de inscrição, mas é responsabilidade de cada candidato acompanhar a divulgação de todos os atos referentes ao processo seletivo.

A seleção será composta por duas fases: uma prova objetiva e uma didática. A prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, será dividida em questões de Fundamentos da Educação e conhecimentos específicos da área ou disciplina de inscrição do candidato. Os candidatos classificados nessa primeira fase serão convocados para a prova didática, que consistirá na apresentação de uma aula ou plano de ação previamente elaborado e gravado.

O PDE 2025 é uma parceria entre a Secretaria e instituições de ensino superior, com atividades de formação a distância, excetuando-se as práticas presenciais de implementação de projetos. O objetivo é aprimorar continuamente os professores, capacitando-os com novas metodologias e estratégias pedagógicas que garantam a qualidade no ensino. Ele oferece valorização profissional e pode resultar em progressão na carreira.

As formações do PDE são realizadas preferencialmente na instituição de ensino onde o professor atua, ou em locais vinculados à SEED, como Núcleos Regionais de Educação (NRE), sindicatos, e demais entidades parceiras. É importante destacar que os professores não terão afastamento laboral durante o programa, devendo conciliar as atividades do PDE com suas funções docentes.

A primeira fase, a prova objetiva, será aplicada em 15 de dezembro de 2024, com duração de 3h30. Os locais de prova serão divulgados no site do Instituto Consulplan a partir do dia 9 de dezembro. Apenas os candidatos que alcançarem a pontuação mínima de 50 pontos na prova objetiva e estiverem classificados entre até cinco vezes o número de vagas oferecidas por disciplina participarão da segunda fase.

A prova didática será composta pela gravação de uma aula ou apresentação de um plano de ação, conforme as especificações de cada disciplina. Os vídeos devem ter duração de 10 a 12 minutos, e os candidatos deverão garantir a qualidade técnica da gravação. Os resultados finais do processo seletivo, somando as notas das duas fases, serão divulgados no portal da SEED e no site do Instituto Consulplan.

Para mais informações, o edital completo está disponível no site do Instituto Consulplan, onde os candidatos podem se inscrever e acompanhar todas as atualizações sobre o processo seletivo.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie