Na última terça-feira (12), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou a reunião arbitral da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2025.
O presidente Hélio Cury Filho esteve ao lado de representantes dos 12 clubes participantes para apresentar os principais detalhes da próxima edição do torneio.
Estiveram presentes: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense.
No encontro, foram discutidos tópicos como o regulamento da competição, as datas de início e encerramento, além da fórmula de disputa. Confira os principais pontos apresentados:
“Foi um ótimo arbitral, todos engajados em fazer o melhor Campeonato Paranaense. O número de inscritos será ilimitado, também aumentamos o limite de atletas estrangeiros, seguindo a CBF”, disse Cury Filho . “A novidade é que vamos voltar com o troféu do campeão do interior, que será dado ao time melhor colocado entre aqueles que não pertencem à Curitiba e Região Metropolitana”, completou.
Quanto à data de início do Paranaense, a FPF confirmou que será no fim de semana do dia 11 de janeiro.
Além disso, Cury Filho revelou o plano de criação de um novo torneio, que dará ao campeão uma das cinco vagas disponíveis ao futebol paranaense para a Copa do Brasil de 2026. “Nós temos a vontade de, a partir de 2025, fazer uma nova competição valendo uma das vagas para a Copa do Brasil.
Desta forma, teremos um calendário mais extenso, que atinja mais clubes do interior, para que eles possam almejar um calendário nacional”, explicou.
O presidente também garantiu um olhar atento às condições de todos os estádios do torneio. “Nós vamos fazer uma inspeção e consultoria em todos os gramados do Estado do Paraná, atendendo a primeira e a segunda divisão ainda em 2025. Assim, teremos um diagnóstico de todos os gramados, para que em 2026 seja feito o melhor trabalho possível.”, disse.
Após a reunião, o Presidente Hélio Cury Filho concedeu uma entrevista coletiva com jornalistas para responder questionamentos referente à competição. Confira, em áudio, a íntegra da coletiva: