PMPR – 4º CRPM – 16ºBPM – EM GUARAPUAVA MOTOCICLETA É APREENDIDA E CONDUTOR AUTUADO E ENCAMINHADO POR INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, DESACATO E RESISTÊNCIA
Com certeza você também já escutou e se incomodou com esses tipos de barulho, fortes aceleradas, corta giro, produzidos por condutores de motocicletas.
Saiba que isso pode ser enquadrado como perturbação do sossego e além disso segundo o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo como descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, o qual estabelece infração grave com 5 pontos e multa.
Já há muito tempo o plantão 190 recebe denúncias e queixas dessas motocicletas, que tanto perturbam. Dias atrás uma equipe PM estava em patrulhamento, quando visualizou uma motocicleta “cortando giro” e outra vez a mesma em passou da mesma forma em frente ao Batalhão fazendo também gestos obscenos, mas não foi possível abordagem.
Na data de ontem, após identificação, foi tentado abordagem ao autor, masculino de 27 anos, que já estava no pátio de sua residência, iniciado diálogo sem êxito, uma vez que o autor soltou dois cachorros pitbull, instigando a atacar a equipe policial e ainda proferiu injúrias, persistindo na desobediência da abordagem, dizendo que ali não entrariam, lembrando que, a Polícia pode sim adentrar quando em situações de crime em flagrante de delito.
Na sequência, foi logrado êxito na abordagem, identificando a motocicleta Yamaha/XJ6 N, a qual estava com uma sacola cobrindo a placa e estava com a ponteira do escapamento adulterada, onde há uma válvula que impede o funcionamento do catalizador.
Localizado também em uma pochete usada pelo autor, dois cigarros de maconha. Foi verificado ainda, que o mesmo já havia sido autuado por conduzir com anti radar, sendo constatado adulteração na placa apagada manualmente.
Foi realizado a apreensão da motocicleta e do celular com o qual fez imagens das equipes, proferindo injúrias, quando o tempo todo os policiais se fizeram respeitosos e profissionais, e durante a ação policial não foi necessário nenhum tipo de força ou violência com os animais, sendo assim, foi encaminhado o masculino para os procedimentos de Polícia Judiciária, configurando os crimes de: Adulteração de sinal identificador de veículo automotor; Desacato, Drogas para o consumo pessoal, Infração de trânsito e Resistência.
A Polícia Militar, bem como o 16º Batalhão de Polícia Militar, já realizou a Operação Ruído e vem intensificando o policiamento com ações de bloqueio, abordagens e fiscalizações de trânsito, especificamente para motocicletas com escapamentos em desconformidade com a legislação, prezando pelo bem comum, segurança e ordem pública.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: Nós fazemos a diferença!
16º Batalhão de Polícia Militar – Compromisso com a segurança!