As deputadas estaduais Cristina Silvestri (PP) e Mabel Canto (PSDB) destacaram-se entre as palestrantes do V Fórum Internacional Mulher Mariposa, realizado na Universidade de Paris, na França.
O evento, que ocorreu nesta segunda-feira (25), reuniu lideranças políticas, acadêmicas e ativistas de diversos países para discutir igualdade de gênero, direitos humanos e empoderamento feminino.
Mabel, líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), abriu o ciclo de palestras. Ela compartilhou os desafios e avanços na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres no Brasil. “Participar deste fórum foi uma oportunidade enriquecedora para trocar experiências com mulheres de todo o mundo e conhecer ações concretas de impacto social.
Ouvimos testemunhos emocionantes e aprendemos com diretrizes de diferentes contextos, apresentados por representantes de países como México, Colômbia, França, Reino Unido, Chile, Venezuela e Marrocos”.
A deputada Cristina, que foi a primeira procuradora da mulher da Casa, falou sobre o protagonismo do Legislativo Estadual no combate à violência de gênero e citou conquistas históricas como a criação da Bancada Feminina, a elaboração de protocolos de atendimento para vítimas de violência, o combate à pobreza menstrual e a implementação de leis pioneiras. “Foi uma honra e uma grande responsabilidade compartilhar nossas experiências em um palco global.
Este é um espaço de luta e reflexão que fortalece o compromisso de todas nós pelos direitos das mulheres”.
As deputadas foram as únicas brasileiras a representar o país no Fórum. O convite foi feito pela Comissão de Relações Internacionais e Mercosul.
Outros importantes temas foram debatidos por personalidades reconhecidas internacionalmente como a fundadora da Emeser Ltda. (Chile), Pamela Garrido, a ativista mexicana Esmeralda de Luna, a ex-ministra do Meio Ambiente do Equador Lorena Tapia Nunez e a presidente da Organização dos Direitos Humanos da Itália, Fiorella Cerchiara.
O Fórum Internacional Mulher Mariposa é um evento anual que busca promover debates sobre igualdade de gênero, direitos humanos e empoderamento feminino, com a participação de autoridades, acadêmicas e ativistas de todo o mundo.
O evento é organizado no contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).