Deputado Romanelli participa de reunião técnica sobre normas sanitárias para criação do porco Moura

29 de novembro de 2024 às 08:28

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSD) PARTICIPA DE REUNIÃO TÉCNICA SOBRE NORMAS SANITÁRIAS PARA A CRIAÇÃO DO PORCO MOURA

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta quinta-feira, 28, de uma reunião técnica para discutir a regulamentação de normas sanitárias e estratégias para viabilizar e estimular a suinocultura alternativa, principalmente com a criação do Porco Moura. O encontro foi realizado na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), em Curitiba.

Romanelli é autor de duas leis elaboradas para estimular a retomada da produção comercial do Porco Moura. Uma delas reconhece a espécie como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Paraná, garantindo a preservação de uma raça única e protegendo sua pureza genética. O segundo projeto de lei inclui no calendário oficial do Estado a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, na terceira semana de maio. As matérias aguardam sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

“A retomada da criação, com o devido cuidado sanitário, e abertura de novos canais de comercialização da carne do Porco Moura são passos fundamentais para que o pequeno agricultor possa ter mais uma fonte de renda”, afirmou Romanelli. “É importante, agora, estabelecer normas de biosseguridade para que o processo possa avançar, beneficiando uma cadeia produtiva que mostra muita capacidade de crescer”.

Sanidade

A reunião técnica teve a presença de agricultores e de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que é o órgão responsável pela regulamentação da questão da sanidade animal na produção pecuária. O presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, reconheceu a importância da criação de porcos crioulos para a diversificação da produção da agricultura familiar.

O Porco Moura é uma das maiores espécies de suíno do Brasil em tamanho. A raça é criada ao ar livre, sem confinamento. “Isso garante uma carne diferenciada, que chama a atenção do mercado gastronômico e dos pontos de venda de proteína animal. Espero que a regulação sanitária ajude a fomentar ainda mais o mercado deste produto”, pontuou Romanelli.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton