Turismo no Paraná cresce quase o triplo da média nacional entre janeiro e outubro

11 de dezembro de 2024 às 13:17

As atividades turísticas no Paraná cresceram quase o triplo da média nacional entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (11).

Segundo o levantamento, o Paraná teve uma alta de 6,1% nos dez primeiros meses do ano, enquanto o Brasil registrou um crescimento de 2,3% no mesmo período.

O índice coloca o Paraná como o quarto estado com o maior aumento acumulado em 2024, atrás apenas de Santa Catarina (8,9%), Pará (8,6%) e Bahia (7,3%).

O turismo paranaense tem um crescimento superior a Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (4,4%), Pernambuco (3,8%) e São Paulo (2,4%), entre outros.

“O turismo paranaense está crescendo de uma forma nunca antes vista. Estamos avançando em diversos aspectos, como na infraestrutura, na oferta de serviços e na qualidade na prestação destes serviços”, afirmou o secretário de de Estado de Turismo, Márcio Nunes.

RECEITA – O aumento na atividade turística também impactou positivamente no faturamento das empresas do setor no período. Entre janeiro e outubro deste ano, a receita nominal das empresas paranaenses ligadas às atividades turísticas cresceu 10,8%.

“O turismo tem impacto na criação de empregos, geração de renda nos municípios e na melhoria na qualidade de vida das pessoas. A cada ano que passa, o Paraná se consolida como uma referência nesse setor”, afirmou Márcio Nunes.

O aumento é o quinto maior do Brasil, atrás apenas de Bahia (16,3%), Minas Gerais (13%), Pará (13%) e Santa Catarina (13%).

O crescimento na receita do turismo paranaense superou o índice de estados como São Paulo (10,4%), Pernambuco (10,4%), Goiás (10,1%) e Ceará (9,9%). Na média nacional, o aumento na receita foi de 9,5%.

INVESTIMENTOS – O crescimento do Paraná é reflexo também dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na melhoria da estrutura para a recepção de turistas e na promoção de mais atividades para os visitantes.

As obras na nova orla de Matinhos, as atividades do Verão Maior Paraná e a entrada de Paranaguá nas rotas internacionais de cruzeiros, por exemplo, alçaram o Litoral do Paraná a um novo patamar na oferta de serviços turísticos.

Em outras regiões do Paraná, o Estado também tem projetos concluídos ou em andamento de fomento ao turismo, como a melhora na estrutura das praias de água doce do Noroeste, a concessão do Parque de Vila Velha e a construção do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu em parceria com o Centre Pompidou de Paris.

“Temos atuado em diferentes aspectos para promover o turismo do Paraná. Ao longo deste ano, realizamos capacitações de agentes de viagens, contabilizando mais de 8 mil profissionais preparados para vender o destino Paraná no Brasil e no exterior.

Esse crescimento pode ser encarado também como um maior posicionamento do setor paranaense no mercado, colocando o Paraná na prateleira de cima do turismo internacional”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná