Astroturismo: Parque de Vila Velha tem programação especial para observação de planetas

21 de janeiro de 2025 às 14:01

Com potencial em diversas frentes do turismo, o Paraná conta com opções, nichos e segmentos que agradam a todos os gostos. No próximo sábado (25), o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, será palco de uma experiência ligada ao astroturismo – segmento que trabalha com a observação do céu, atraindo turistas e entusiastas da astronomia.

O parque promove mais uma edição da Caminhada Noturna, que desta vez coincidirá com um raro fenômeno: seis planetas estarão visíveis no céu, proporcionando aos visitantes uma visão fascinante do cosmos.

O evento astronômico terá Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno visíveis. Desses, quatro planetas (Marte, Júpiter, Vênus e Saturno) poderão ser observados a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigirão o uso de telescópios para apreciação.

A Caminhada Noturna é uma boa oportunidade aos amantes da atividade, que podem acompanhar o fenômeno em meio às formações rochosas de Vila Velha.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, atividades e programações de nicho podem, muitas vezes, atrair visitantes. “O turismo é feito dessa forma, com grandes segmentos que englobam muitas vertentes, mas também nichos e recortes que têm a sua importância, porque atraem visitantes, efetivamente motivados por aquele evento ou atividade”, disse.

“Isso é relevante, porque mostra como o Paraná é rico em opções e segmentos, proporcionando variedade aos visitantes. Toda movimentação de turistas é importante, porque o setor é um grande gerador de renda, emprego e qualidade de vida”, completou o secretário.

Além do dia 25, o parque oferece outras datas para a Caminhada Noturna ao longo do primeiro semestre deste ano. Confira AQUI.

OPORTUNIDADE – De acordo com o condutor da caminhada, o professor Matheus Frare, essa ocasião é imperdível para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os astros e o céu.

“Iniciaremos a noite com a observação ao telescópio dos planetas visíveis, Saturno, Vênus e Netuno ao Oeste, e depois Urano, Júpiter e Marte, a depender das condições do céu.

Após a observação, seguimos com a caminhada por entre os arenitos, onde aprendemos mais sobre o céu, a astronomia e a geologia do parque”, destaca.

O professor também explica que o evento astronômico está previsto para começar nesta terça-feira (21), com possibilidade de ser observado em diversas partes do mundo. “O fenômeno pode ter duração de semanas, possivelmente se estendendo até o mês de fevereiro”, disse.

ASTROTURISMO – O segmento é um nicho de turismo que tem como principal motivação a busca de lugares que permitam observar o céu no horário noturno, com destaque à astronomia. É o que explica Deise Bezerra, gerente de Segmentação Turística do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado.

“Pode-se dizer que a observação da natureza e a astronomia são seus motores. Lugares estes que não estejam muito comprometidos com uma quantidade elevada de turistas, com menor poluição luminosa e atmosférica, além de condições climáticas e topográficas propícias. Além da Caminhada noturna no Parque Estadual de Vila Velha, o Oeste e Sudoeste do Estado são propícios o desenvolvimento do astroturismo, como já vem acontecendo há pelo menos 25 anos em outros lugares do Brasil”, explicou.

VILA VELHA – Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico estadual. Hoje é uma concessão do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha.

O gestor do parque, Leandro Ribas, destaca a singularidade da atividade de observação celeste ao atrativo. “Essa é uma oportunidade de vivenciar o parque sob um novo olhar, conectando os visitantes não apenas à natureza, mas também ao universo.

A Caminhada Noturna já é uma das atividades mais procuradas, e a possibilidade de observar o alinhamento planetário a torna ainda mais especial”.

No ano passado, o atrativo paranaense apareceu entre os dez melhores parques do Brasil, com base em avaliações de usuários da plataforma TripAdvisor, um dos principais e mais influentes portais sobre viagens do mundo.

OUTRAS OPÇÕES – Para os apaixonados pelo Astroturismo, o Paraná possui observatórios e planetários que reúnem experiências e maiores informações sobre o tema.

Em Curitiba, o Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná (CEP), inaugurado em 2009, conta com um telescópio refrator de 16 polegadas e equipamentos de alta precisão, sendo um dos mais avançados do Brasil.

No mesmo local, fica o Planetário de Curitiba, que dispõe de um projetor Zeiss que simula de forma realista o céu noturno e promove sessões interativas sobre astronomia e ciências espaciais.

No Norte do Estado, Londrina abriga o Observatório Astronômico da UEL que integra o Museu de Ciência e Tecnologia da universidade estadual.

O espaço foi revitalizado em 2005 e conta com um planetário, inaugurado em 2007, que atrai visitantes de toda a região.

Outro destaque é o Observatório Astronômico Estrela do Sul (OES), no município de Sarandi.

Trata-se de uma iniciativa privada que atende tanto visitantes individuais quanto grupos escolares, universitários e sociais.

No Oeste paranaense, em Foz do Iguaçu, está localizado o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O complexo reúne, de forma integrada, planetário e observatório, sendo considerado um importante atrativo educacional da região.

Além dele, o Parque Nacional do Iguaçu também é um destino comumente buscado para observação dos astros, por conta de sua natureza exuberante e área aberta propícia para observação do céu.

MELHORES LOCAIS – Para a observação do fenômeno a partir desta terça-feira, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) preparou algumas dicas e explicações sobre o evento celeste, como, quais são os melhores lugares do Estado para observação. Saiba mais AQUI.

Prudentópolis
18º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Parcialmente nublado
Guarapuava
17º
Parcialmente nublado
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Tempo nublado
  • É  com pesar que o Paf e a funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento da jovem Gisele Papirniak aos 20 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Miguel Novak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • Astroturismo: Parque de Vila Velha tem programação especial para observação de planetas
  • Cracóvia de Prudentópolis, no Paraná, agora tem Indicação Geográfica (IG)
  • Pesquisa da Unioeste estuda como transformar cabelo humano em adubo
  • Advogado prudentopolitano, em conjunto com outros juristas, lança obra inovadora abordando a proteção das pessoas com deficiência
  • Empresa Neovia realiza serviços de poda de árvores na BR-277 com interdição parcial da rodovia
  • Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Ivaí e Rio AZUL