Polícia investiga crime ambiental praticado por fábrica de papel higiênico

21 de janeiro de 2025 às 10:56

Polícia Civil de Sengés investiga crime ambiental

A Polícia Civil de Sengés, em conjunto com a Polícia Militar, e em atuação paralela com o IAT, Instituto de Águas e Terra do Paraná, tudo sob comando do Ministério Público da Comarca de Sengés, realizou diligências para investigação de crime ambiental praticado na cidade de Sengés, por uma empresa que fabrica papel higiênico, ” Rio D’Ouro Papéis”.

Nas diligencias iniciais, o Setor de Investigação da Delegacia confirmou a materialidade e autoria do crime de poluição ambiental, previsto no artigo 54 e seus incisos da Lei 9503/98, pela empresa, situada no Distrito Industrial da cidade.

Os fatos serão totalmente apurados em inquérito policial para devida responsabilização dos autores, proprietários e responsáveis legais da empresa, que poderão pegar uma pena de 1 a 5 anos de reclusão, além de multas na esfera administrativa.

Por ora, o IAT já aplicou duas multas, nos valores de 50 mil e 300 mil reais, bem como embargou a obra, determinando ainda a destruição do caneamento que levava os detritos ilegais da empresa até o Rio Jaguaricatu (fotos e vídeo).

A Polícia Civil irá conduzir ainda outras diligencias e produzir relatório, e ao término do Inquérito Policial irá encaminhar ao Ministério Público para oferecimento de denúncia ou Acordo de Não Persecução Penal aos autores, bem como fiscalizar o embargo e novas instalações que não poluam o Rio que é de suma importância para a cidade de Sengés.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
17º
Parcialmente nublado
Curitiba
19º
Chuviscos
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João, comunicam o falecimento do Sr. José Socha.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra Inês Wayda
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Juraci de Freitas Poli.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Antonio Kuzma Sobrinho aos 40 anos
  • É com pesar que o Portal Nossa Gente comunica o falecimento do radialista Sr Nilton Martins de Campos aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Helena Pereira Paiva aos 72 anos de idade.
  • Documentário destaca Vila Velha como cenário para os históricos Caminhos de Peabiru
  • Prudentópolis: Em nota Educação esclarece os fatos envolvendo criança de um CMEI e afirma que não ocorreu agressão
  • Cresol Baser reconhece agências destaque no Projeto Promotores de Sucesso
  • Que bucha é essa? Paraná é destaque na produção da planta, que chega a 41 municípios
  • Educação: Prefeitura de Prudentópolis realiza abertura do Ano Letivo de 2025. VÍDEO!
  • Paranaense pode esperar fevereiro quente e chuvoso, aponta previsão do Simepar