Aliel participa da sanção de nova lei que estimula a transição energética no Brasil

24 de janeiro de 2025 às 10:06

Deputado federal esteve em reunião com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e outras lideranças. Programa traz incentivo ao uso de energias renováveis e tecnologia limpa

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou na última quarta-feira (22), em Brasília, da sanção da lei que prevê o novo Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) no país.

A iniciativa fortalece o compromisso do Brasil com o desenvolvimento a partir de políticas sustentáveis e com a busca pela liderança global na descarbonização.

Estiveram presentes o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de outras lideranças.

Presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia e relator da lei que estabeleceu o Mercado de Carbono no Brasil, Aliel falou sobre a importância do projeto para o incentivo ao uso da energia com fontes renováveis. “É um movimento que permite que empresas possam utilizar créditos que elas têm a receber do governo, por meio de um fundo.

Esses recursos serão revertidos para as políticas de transição energética, estimulando também a pesquisa, a ciência e o crescimento econômico. O programa representa mais um passo importante para a consolidação do desenvolvimento sustentável no país. É uma honra muito grande poder participar dessas discussões que trarão impacto positivo para o futuro da sociedade”, disse.

O fundo será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão exclusivos para projetos vinculados ao programa – Estados, municípios e o Distrito Federal poderão acessá-los por meio de convênios com a União.

Na prática, isso permitirá que empreendimentos acessem recursos a custos reduzidos, promovendo maior eficiência e consolidando o Brasil como o principal indutor de práticas sustentáveis. O Programa terá a adequação dos projetos coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Entenda o projeto

O Paten viabiliza o acesso a crédito para empresas que possuem valores a receber da União, como precatórios e créditos tributários, para financiar projetos ligados à transição energética.

O Fundo Verde, criado pela lei e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será a base desse financiamento, garantindo recursos para iniciativas de baixo carbono, sem a necessidade de garantias reais, o que reduz custos para os empreendedores.

Entre as áreas contempladas pelo Programa, estão o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis, a valorização energética de resíduos, a modernização da infraestrutura de geração e transmissão de energia e a substituição de fontes poluentes por alternativas renováveis.

Além disso, o Paten deverá estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento de carbono, hidrogênio verde, biogás e outras soluções de energia sustentável.

Com informações da Agência Gov

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026