Janeiro Roxo: Prefeitura de Guarapuava realiza ação do dia D de combate a Hanseníase

28 de janeiro de 2025 às 13:47

JANEIRO ROXO: PREFEITURA DE GUARAPUAVA REALIZA AÇÃO DO DIA D DE COMBATE À HANSENÍASE

24/01/2025

A ação educativa ocorreu durante a tarde desta sexta-feira (24), na Rua XV de Novembro.

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (24), uma ação do Dia D da Campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização e combate à hanseníase.

“O Dia D, realizado hoje, foi um passo importante na luta contra a hanseníase em Guarapuava. O Janeiro Roxo nos lembra que, apesar de ser uma doença que muitas vezes é esquecida, a hanseníase ainda afeta muitas pessoas, e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz e para evitar complicações.

Quero deixar um agradecimento especial a toda a equipe da Secretaria de Saúde, às demais secretarias envolvidas, e a todos os profissionais e voluntários que contribuíram para o sucesso dessa ação. Agradeço também à população que participou e nos ajudou a promover a saúde e a combater o preconceito em torno da hanseníase”, comentou o Secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.

Durante a tarde, na Rua XV de Novembro, profissionais da saúde estiveram entregando panfletos informativos para a população, tirando dúvidas, e orientando a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da hanseníase.

“Em 2024 a gente teve um aumento do número de casos relacionados a 2023. Em 2023, foram apenas seis casos de diagnóstico de hanseníase no nosso município, já em 2024 foram 12.

Então, nesse ano a gente quer trabalhar mais ainda próximo da população, para diagnosticar o quanto antes possível para que a nossa população não tenha sequelas e recebam o melhor tratamento”, explicou a Coordenadora do Ambulatório Médico de Pneumologia e Dermatologia Sanitária de Guarapuava, Larissa Bento de Azevedo.

A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e pode afetar qualquer pessoa.

É caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

A hanseníase pode causar:

  • Lesões orais (pápulas ou nódulos) firmes, amareladas ou avermelhadas, sésseis, assintomáticos, ulceração ou necrose;
  • Comprometimento dos nervos periféricos, dor e choque ao toque;
  • Áreas da pele muito ressecadas, ausência de suor e queda de pelos;
  • Manchas de cor branca, avermelhada, acastanhada ou amarronzada;
  • Caroços pelo corpo; coceira ou irritação nos olhos;
  • Áreas da pele com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil

“Nós não precisamos ficar com medo de ter contato com essas pessoas, abraçar, conversar, compartilhar objetos, tudo isso não causa risco de contrair a doença.

Vale a pena a gente ressaltar que o tratamento da hanseníase, hoje é realizado único e exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A pessoa pode até ser diagnosticada pelo sistema privado de saúde, mas o tratamento, a medicação e o acompanhamento da doença é toda pelo SUS”, completou Larissa.

Em Guarapuava, a população pode contar com o Serviço de Atenção Especializada (SAE), que oferta os seguintes serviços para o combate à hanseníase: diagnóstico preciso, assegurando um acompanhamento contínuo ao longo dos 12 meses de tratamento, conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

“A gente também está orientando as questões sociais e previdenciárias. Dentro da equipe, a gente tem os atendimentos do assistente social, do médico, da enfermagem e, pelo setor de serviço social, a gente faz os encaminhamentos, principalmente dos pacientes que têm direitos previdenciários ou tem que ter um afastamento do trabalho, com orientação de como é o atestado e para quem deve ser encaminhado. Alguns casos tem isenções também de alguns tributos, então a gente faz toda essa orientação dentro do atendimento”, pontuou a assistente social, Silvia Haile.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas