Embaixador da Ucrânia Andrii Melnyk sugere parcerias entre Paraná e Ucrânia

11 de fevereiro de 2025 às 08:26

 EMBAIXADOR DA UCRÂNIA SUGERE PARCERIAS ENTRE PARANÁ E UCRÂNIA

O Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (10) recebeu Andrii Melnyk, embaixador da Ucrânia, a convite da deputada Márcia Huçulak (PSD).

Em seu pronunciamento, Melnyk relatou os sofrimentos causados pela guerra e também pediu o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná para que o Paraná firme parcerias com o país do leste europeu.

Em seu relato, Andrii contou sobre as dificuldades enfrentadas pelo país, principalmente por falta de apoio de parceiros, além do extermínio das pessoas, da economia e do país como um todo.

Destacou que o Brasil aumentou em 100 vezes a importação de diesel russo, o que contribui para o financiamento da “guerra criminosa contra civis ucranianos”.

Deixou claro que a coragem da população em não se render e resistir à invasão, que já completa três anos e é a guerra mais sangrenta desde a Segunda Guerra Mundial, tem feito a diferença.

Ele pediu apoio dos parlamentares a algumas iniciativas. Em primeiro lugar, firmar parceria entre Paraná e Lviv, região onde boa parte dos imigrantes ucranianos que vieram ao Paraná residiam;  uma visita técnica dos parlamentares a cidade; parceria do governo estadual com hospitais ucranianos para tratar os feridos e reabilitá-los, além de recreação de crianças que se tornaram órfãs; criação de um projeto-piloto para ensinar a língua ucraniana em escolas onde existem grandes colônias de descendentes de ucranianos e, por fim, influenciar o governo federal para “estar do lado certo” da história. “O Paraná é a segunda pátria da Ucrânia”, disse.

Márcia, que também acompanhou o embaixador em sua primeira visita ao Estado, em março de 2024, destacou a importância da iniciativa. “O Paraná é a casa dos ucranianos. A maior população de ucranianos da América Latina está vivendo no Paraná, divididos principalmente entre Curitiba, Prudentópolis, Irati e Mallet.

Os ucranianos migraram para cá desde o século XIX e tem uma grande contribuição ao desenvolvimento do Paraná, não só cultural como econômico também. Acredito que essas parcerias sugeridas pelo embaixador são importantes e o Paraná pode contribuir muito para a paz e para que essa guerra acabe de uma vez”, declarou Márcia.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava