Embaixador da Ucrânia Andrii Melnyk sugere parcerias entre Paraná e Ucrânia

11 de fevereiro de 2025 às 08:26

 EMBAIXADOR DA UCRÂNIA SUGERE PARCERIAS ENTRE PARANÁ E UCRÂNIA

O Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (10) recebeu Andrii Melnyk, embaixador da Ucrânia, a convite da deputada Márcia Huçulak (PSD).

Em seu pronunciamento, Melnyk relatou os sofrimentos causados pela guerra e também pediu o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná para que o Paraná firme parcerias com o país do leste europeu.

Em seu relato, Andrii contou sobre as dificuldades enfrentadas pelo país, principalmente por falta de apoio de parceiros, além do extermínio das pessoas, da economia e do país como um todo.

Destacou que o Brasil aumentou em 100 vezes a importação de diesel russo, o que contribui para o financiamento da “guerra criminosa contra civis ucranianos”.

Deixou claro que a coragem da população em não se render e resistir à invasão, que já completa três anos e é a guerra mais sangrenta desde a Segunda Guerra Mundial, tem feito a diferença.

Ele pediu apoio dos parlamentares a algumas iniciativas. Em primeiro lugar, firmar parceria entre Paraná e Lviv, região onde boa parte dos imigrantes ucranianos que vieram ao Paraná residiam;  uma visita técnica dos parlamentares a cidade; parceria do governo estadual com hospitais ucranianos para tratar os feridos e reabilitá-los, além de recreação de crianças que se tornaram órfãs; criação de um projeto-piloto para ensinar a língua ucraniana em escolas onde existem grandes colônias de descendentes de ucranianos e, por fim, influenciar o governo federal para “estar do lado certo” da história. “O Paraná é a segunda pátria da Ucrânia”, disse.

Márcia, que também acompanhou o embaixador em sua primeira visita ao Estado, em março de 2024, destacou a importância da iniciativa. “O Paraná é a casa dos ucranianos. A maior população de ucranianos da América Latina está vivendo no Paraná, divididos principalmente entre Curitiba, Prudentópolis, Irati e Mallet.

Os ucranianos migraram para cá desde o século XIX e tem uma grande contribuição ao desenvolvimento do Paraná, não só cultural como econômico também. Acredito que essas parcerias sugeridas pelo embaixador são importantes e o Paraná pode contribuir muito para a paz e para que essa guerra acabe de uma vez”, declarou Márcia.

Prudentópolis
14º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Teresinha Aparecida Carlos Pereira
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Kauan Nicolas Nortoch Soares aos 16 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Miguel Muzeka aos 46 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João dos Santos aos 75 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da jovem Mariele da Silva  Neves aos 31 anos
  • Novo ginásio do Câmpus de Irati da Unicentro é marco acadêmico e esportivo para a região
  • Evento em homenagem aos Mês da Mulher é realizado em Prudentópolis
  • A partir de R$ 1.700,85: Governo realiza leilão de 62 veículos de pátio de Cascavel
  • UEL terá 1º parque tecnológico em uma universidade estadual do Paraná
  • IAT resgata tamanduá-mirim com vários ferimentos em Xambrê, no Noroeste do Paraná
  • Empresária prudentopolitana será homenageada com o Prêmio Mulher Empreendedora