Projeto de Lei da deputada Cristina Silvestri propõe inclusão do pinhão na merenda escolar

17 de fevereiro de 2025 às 13:42

Projeto de Lei propõe inclusão do pinhão na merenda escolar

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei nº 2/2025, que propõe a inclusão do pinhão na merenda escolar da rede estadual de ensino.

A iniciativa busca valorizar a produção agrícola local, fortalecer a economia dos pequenos produtores e estimular a preservação da araucária, espécie símbolo do estado.

De acordo com a proposta, o Governo do Paraná deverá adquirir, preferencialmente, o pinhão de agricultores familiares, cooperativas da economia popular solidária e empreendimentos rurais do estado.

O objetivo é fomentar a geração de renda no campo, impulsionar o agronegócio e garantir uma alimentação mais nutritiva para os estudantes.

“O pinhão não é apenas um alimento tradicional da cultura paranaense, mas também uma importante fonte de renda para pequenos produtores, especialmente em regiões como Guarapuava e União da Vitória”, destaca Cristina Silvestri.

“Com essa medida, unimos educação, nutrição e desenvolvimento econômico.” Dados do setor indicam que a comercialização do pinhão movimenta cerca de R$ 20,8 milhões no Paraná por ano.

Impacto ambiental

Além do impacto financeiro, a proposta tem um viés ambiental, pois incentiva a conservação da araucária, uma espécie ameaçada.

A deputada Cristina defende que o aumento do consumo do pinhão pode ser um importante aliado para manter as araucárias de pé. “É um projeto preservacionista, social e econômico”.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e das comissões temáticas da Alep. Se aprovada, será votada em plenário por todos os deputados e deputadas.

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
13º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Ana Struz aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Teresinha Aparecida Carlos Pereira
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Kauan Nicolas Nortoch Soares aos 16 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Miguel Muzeka aos 46 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João dos Santos aos 75 anos
  • Unicentro abre inscrições para 500 vagas remanescentes
  • Evento: Mulheres Fortes, Comunidades Fortalecidas é realizado em Bracatinga
  • Soro contra picada de aranha-marrom voltará a ser produzido no Centro de Imunobiológicos
  • Novo ginásio do Câmpus de Irati da Unicentro é marco acadêmico e esportivo para a região
  • Evento em homenagem aos Mês da Mulher é realizado em Prudentópolis
  • A partir de R$ 1.700,85: Governo realiza leilão de 62 veículos de pátio de Cascavel