Com o aumento de escorpiões no verão, prefeitura de Guarapuava orienta sobre como evitar acidentes

24 de fevereiro de 2025 às 13:41

COM O AUMENTO DE ESCORPIÕES NO VERÃO, PREFEITURA DE GUARAPUAVA ORIENTA SOBRE COMO EVITAR ACIDENTES

24/02/2025

Algumas recomendações podem ser seguidas para evitar a entrada de escorpiões em residências

Durante o verão, devido às chuvas e altas temperaturas, há um aumento na aparição de animais peçonhentos, como o escorpião, que também são atraídos por ambientes quentes e úmidos, além de alimento (insetos), água, abrigo e acesso.

Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre os cuidados para prevenir escorpiões e o que fazer em casos de acidentes com o animal.

A Chefe de Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Sabina Curi, explicou como evitar o acesso de escorpiões à resistências. “A forma mais adequada para evitar escorpiões em residências e vedar ralos de chão e pias, frestas e vãos de portas e janelas, pois normalmente esses animais entram pelas galerias de água e esgoto, devido a facilidade de abrigo, água e alimentos em locais com acúmulo de entulho”, explicou.

Apenas nos primeiros dois meses de 2025, a Secretaria de Saúde já registrou seis casos de acidentes com escorpiões.

Por isso, Sabina Curi também destaca as medidas que podem ser feitas em casa para evitar a presença do animal:

– Colocar telas nas aberturas de ralos, pias ou tanques;

– ⁠Fechar portas e janelas ao entardecer

– ⁠Afastar camas e berços das paredes para evitar que roupas de cama ou mosqueteiros encostem no chão;

– ⁠Vedar soleiras de portas e frestas em janelas;

– ⁠Fechar bem o lixo para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento para escorpião;

– ⁠Dedetizar para eliminar fontes de alimento do escorpião;

– ⁠Manter jardins e quintais limpos para evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção próximos às casas.

O que fazer em caso de acidentes?

É importante ressaltar que, no caso de ser picado por um escorpião, há algumas medidas que podem ser seguidas:

  • Lavar o local da picada com água e sabão para evitar infecção;
  • Aplicar uma compressa morna no local para ajudar a aliviar a dor e o inchaço;
  • Procurar atendimento médico imediatamente, especialmente se for uma criança, idoso ou pessoa com algum problema de saúde, já que esses grupos são mais vulneráveis a complicações;
  • Se for possível, tirar uma foto do escorpião para identificação:
  • Manter a calma e evitar movimentar a área picada para que o veneno não se espalhe mais rapidamente pelo corpo.

Da mesma forma, algumas ações devem ser evitadas em caso de picada, para não prejudicar o tratamento.

Por exemplo, não fazer torniquetes ou amarrar o local da picada, porque isso pode piorar a circulação sanguínea e aumentar os danos; não cortar o local da picada ou tentar sugar o veneno; não aplicar qualquer tipo de substâncias; e evitar automedicação.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nicolau Matuchenez
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Marco Pidhorodecki aos 78 anos
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Noel Antunes dos Santos aos 70 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Celia Michalski aos 55 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Belmiro Freitas da Silva aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Catarina Maria Pontarolo.
  • Abertos à comunidade: Unicentro abre inscrições de cursos de Língua Ucraniana
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília