A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, nesta terça-feira (26), uma operação de combate a descaminho de vinhos importados ilegalmente.
A ação resultou na apreensão de várias garrafas de vinho — a maioria de origem argentina — no bairro Fazendinha, em Curitiba.
De acordo com a PF, a apreensão das garrafas aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no endereço.
A empresa responsável pela venda dos produtos utilizava redes sociais para anunciar os vinhos a preços abaixo dos praticados pelas lojas oficiais, uma estratégia que se beneficia do não pagamento dos impostos devidos pela importação.
O responsável pela empresa foi intimado a prestar esclarecimentos na sede da Polícia Federal em Curitiba. “As investigações serão aprofundadas para identificar os responsáveis pela introdução clandestina das bebidas alcoólicas em território nacional”, informou a corporação.
O crime de descaminho, caracterizado pela venda e manutenção em depósito de mercadorias estrangeiras sem o recolhimento dos tributos devidos, pode resultar em penas de reclusão de 1 a 4 anos, conforme o artigo 334 do Código Penal. A PF não divulgou o nome da empresa investigada.