Prefeitura de Irati resgata cães em situação de maus-tratos

28 de fevereiro de 2025 às 11:17

Ação conjunta envolveu a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela Defesa Animal, realizou na tarde de quarta-feira (26) uma operação de resgate de nove cães que estavam vivendo em condições de extrema sujeira e maus-tratos em um barracão na área central da cidade.

A ação foi desencadeada após uma denúncia registrada na Ouvidoria Municipal e contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A Secretária do Meio Ambiente, Jaqueline Caetano, explicou que a equipe foi inicialmente até o local para cumprir uma ordem judicial de limpeza da área. No entanto, ao chegar lá, constatou a situação de maus-tratos, o que levou à mobilização imediata das autoridades para o resgate dos animais. “Tivemos sorte das duas denúncias terem chegado juntas e conseguimos fazer essa força-tarefa envolvendo a Polícia Militar e a equipe da Defesa Animal para intervir no local”, afirmou.

De acordo com a Médica Veterinária responsável pelas ações da Defesa Animal no município, Daniela Kuczar, os cães estavam presos dentro da propriedade, sem alimentação adequada, com pouca água e expostos a um ambiente insalubre. “Encontramos muitos dejetos, água contaminada e larvas de mosquito-da-dengue no local. O estado corporal dos animais era muito baixo, apresentando sinais de negligência”, relatou.

A suspeita é de que os cães, que são de raças nobres, estivessem sendo explorados para a reprodução e venda de filhotes, caracterizando uma prática cruel. Com autorização judicial, as equipes entraram no barracão e realizaram o resgate dos animais.

Agora, os cães receberam banho e tosa e foram encaminhados para lares temporários, onde estão sendo tratados com os cuidados necessários. Além do resgate, foi feita a retirada dos resíduos do local, atendendo à determinação judicial.

A Prefeitura de Irati reforça a importância das denúncias para combater maus-tratos e garantir a proteção dos animais no município.

Caso presencie situações de abandono ou violência contra animais, denuncie. A Ouvidoria Municipal pode ser acionada pelo telefone (42) 3132-6153.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Ana Struz aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Teresinha Aparecida Carlos Pereira
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Kauan Nicolas Nortoch Soares aos 16 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Miguel Muzeka aos 46 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João dos Santos aos 75 anos
  • Novo ginásio do Câmpus de Irati da Unicentro é marco acadêmico e esportivo para a região
  • Evento em homenagem aos Mês da Mulher é realizado em Prudentópolis
  • A partir de R$ 1.700,85: Governo realiza leilão de 62 veículos de pátio de Cascavel
  • UEL terá 1º parque tecnológico em uma universidade estadual do Paraná
  • IAT resgata tamanduá-mirim com vários ferimentos em Xambrê, no Noroeste do Paraná
  • Empresária prudentopolitana será homenageada com o Prêmio Mulher Empreendedora