Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão e de afastamento da função pública na 2ª fase da Operação Chave Pix, que apura cobranças indevidas por PMs

6 de março de 2025 às 13:50

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta quinta-feira, 6 de março, a segunda fase da Operação Chave Pix, com o intuito de averiguar a prática de exigências de valores ilícitos a compristas de mercadorias estrangeiras, abordados na BR-277.

A suspeita é de que, durante as abordagens, policiais militares exigiriam repasses em dinheiro, a título de propina, especialmente por meio de transferências via Pix, com o intuito de não fazer a apreensão de mercadorias e veículos, deixando de encaminhar os abordados às autoridades competentes.

Com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, foram cumpridos nesta quinta-feira 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, ambas no Oeste do Paraná, e na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, em endereços vinculados a nove policiais militares, quatro particulares/civis, incluindo um policial militar exonerado, e na própria sede do Destacamento da Polícia Militar em Santa Terezinha de Itaipu, onde os PMs estão ou estiveram lotados.

Também foram cumpridos oito mandados de afastamento da função pública e outras medidas cautelares diversas da prisão em face de policiais militares, além do cumprimento de 13 mandados de busca pessoal.

As ordens foram deferidas pelo Juízo da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual do Paraná e executadas nas residências dos investigados, buscando o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados, para auxiliar na apuração de investigação.

As investigações da Operação Chave Pix, conduzidas pelo Gaeco de Foz do Iguaçu, tiveram início em outubro de 2023.

Segundo apurado, os valores repassados via Pix eram depositados em contas de terceiros, que posteriormente transferiam o dinheiro a contas de familiares dos policiais militares.

Vítimas – A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2023, tendo como alvos dois militares e três particulares/civis.

Na época, foi averiguada a possível existência de uma organização criminosa, o que levou à oitiva de cerca de 100 pretensas vítimas e à identificação de outros policiais militares e particulares envolvidos no esquema.

O Núcleo Regional do Gaeco em Foz do Iguaçu segue com as investigações e recebe informações e denúncias pelo telefone (45) 3308-1344 e/ou pelo e-mail [email protected].

Matéria anterior

11/12/2023 – Gaeco deflagra Operação Pix com cumprimento de seis ordens de busca e apreensão em investigação sobre cobrança de propina por policiais militares

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Ana Struz aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Teresinha Aparecida Carlos Pereira
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Kauan Nicolas Nortoch Soares aos 16 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Miguel Muzeka aos 46 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João dos Santos aos 75 anos
  • Unicentro abre inscrições para 500 vagas remanescentes
  • Evento: Mulheres Fortes, Comunidades Fortalecidas é realizado em Bracatinga
  • Soro contra picada de aranha-marrom voltará a ser produzido no Centro de Imunobiológicos
  • Novo ginásio do Câmpus de Irati da Unicentro é marco acadêmico e esportivo para a região
  • Evento em homenagem aos Mês da Mulher é realizado em Prudentópolis
  • A partir de R$ 1.700,85: Governo realiza leilão de 62 veículos de pátio de Cascavel