São Vicente Cidade dos Lagos atende 160 pacientes de Prudentópolis com mutirão de mamografia
São três datas agora em março, com 160 vagas
Pacientes do município de Prudentópolis continuam a ser atendidas em mutirões de mamografia no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, em Guarapuava.
Neste mês de março, estão agendadas três datas (nos dias 8, 15 e 29), com 160 vagas disponíveis. O preenchimento das fichas é feito pelo próprio Município.
O exame de mamografia é recomendado para mulheres acima de 50 anos como preventivo contra o câncer de mama ou, abaixo dessa idade, quando receitado pelo médico.
Por prevenção, a mulher deve fazer sempre o auto toque, apalpando os seios, para observar se há “caroços”. A presença desses nódulos é um alerta de que a paciente deve procurar um posto de saúde e ser encaminhada para exame mais minucioso.
Os equipamentos de imagens do Hospital São Vicente de Guarapuava estão entre os mais modernos do Paraná, além da referência como unidade hospitalar no tratamento de câncer.
Os mutirões de mamografia e ultrassonografia iniciaram em fevereiro. Também estão sendo atendidos com ressonância magnética pacientes de Jardim Alegre, da Regional de Saúde de Ivaiporã. Todos os procedimentos são realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
EQUIPAMENTOS
O Centro de Diagnóstico de Imagem do Hospital São Vicente de Paulo está situado na unidade oncológica, na Cidade dos Lagos, em Guarapuava, equipado com aparelhos de alta resolução.
O ultrassom (com aparelho da marca Aplio 300) oferece análise da mama em tempo real e com mais profundidade, para diagnóstico precoce de tumores benignos ou malignos, o que faz muita diferença no tratamento da doença.
A mamografia – para exame de rotina, preventivo principalmente para mulheres acima dos 50 anos ou para biopsia em casos de suspeita de câncer – é realizada no Selenia Dimensions, aparelho de ponta com imagens de alta resolução e resultados em menos de 10 segundos de compressão da mama.
Em casos de cirurgia, o mamógrafo Selenia é utilizado para aferir o ponto exato do tumor. Por meio de um processo denominado agulhamento, é introduzida uma guia que possibilita o médico realizar uma intervenção minimamente