Aprovados por pais e alunos, colégios cívico-militares mudam realidade de comunidades do Paraná

18 de março de 2025 às 10:00

De uma escola violenta a um ambiente acolhedor com excelentes indicadores de performance. É assim que a comunidade de pais, alunos e moradores do bairro Tatuquara, em Curitiba, veem a mudança do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay ao longo dos últimos anos, desde que a escola adotou o modelo cívico-militar.

“No passado, a nossa escola chegou a ser notícia por ter muitos casos de violência e por estar frequentemente depredada. Mas tudo mudou de uns anos para cá, desde a mudança para o modelo cívico-militar. Hoje ela é um farol para a comunidade”, conta o diretor do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, Sandro Mira Júnior.

A unidade é um dos 312 colégios da rede estadual que funcionam há mais de um ano neste sistema, em que monitores militares atuam em parceria com a equipe pedagógica da escola valorizando o respeito e a cidadania. É o maior número do Brasil.

“Era muito diferente. Quando eu estudei aqui, praticamente não tinha aula e era muito violento. Hoje, pelo contrário, eu fico muito tranquila em deixar meu filho em um lugar que eu sei que é seguro e que tem compromisso com a educação dele”, diz Sandy Alvez de Paula, que estudou na escola até 2010 e que atualmente tem um filho matriculado no colégio.

Como consequência de um ambiente mais disciplinado, os alunos também têm um desempenho melhor que a média. Segundo dados da Secretaria de Educação, em 2023, a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas cívico-militares paranaenses foi de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio, com desempenho superior à rede estadual geral, que teve médias de 5,3 no ensino fundamental e de 4,63 no ensino médio.

“Até 2019, a gente nem tinha nota no Ideb, porque os alunos não apareciam para a avaliação. De 2021 para 2023, a gente não só conseguiu ter uma nota, como melhorou nossos índices, chegando à melhor nota da nossa região para o ensino médio e a segunda melhor no ensino fundamental”, diz o diretor Sandro Mira Júnior.

Desde 2021, o Paraná é o líder nacional do Ideb contando o desempenho de todas as escolas. Em 2023, o Estado seguiu na ponta e ainda conseguiu melhorar sua nota geral. Em parte, esta evolução se deu também por conta da melhora nas médias dos colégios cívico-militares, já que 64% escolas do modelo aumentaram a nota no ensino médio e 66% tiveram crescimento na avaliação no ensino fundamental.

“No Paraná temos escolas de todos os modelos, da tradicional à cívico-militar, da que conta com parceria da iniciativa privada na gestão ao ensino em tempo integral, além das escolas técnicas, indígenas e agrícolas. Os colégios do modelo cívico-militar são um grande acerto porque têm apresentado resultados expressivos e contam com muito engajamento das comunidades. É uma transformação”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Além disso, no Paraná toda a rede conta com muita tecnologia, professores bem capacitados e em constante atualização e estruturas cada vez mais modernas, com laboratórios, internet de alta velocidade, chromebooks, Inteligência Artificial e aulas de programação, educação financeira e cooperativismo. Estamos consolidando a melhor educação do Brasil”, complementa.

Prudentópolis
16º
Tempo limpo
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
15º
Tempo limpo
Curitiba
16º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que  comunicamos  o falecimento do Sr Rafael Muren aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. João Wilka Gonçalves
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Jorge Antonio
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Spachuka Demenjon
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Evaristo Pontarolo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Ana Struz aos 82 anos de idade.
  • Prudentopolitano ganhou o terceiro lugar na premiação da Afubra da região Sul do Brasil
  • Cresol alcança marca histórica de 1 milhão de cooperados
  • Porco Moura: como o Paraná salvou a raça de carne sinônimo de maciez e suculência
  • Clube de Tiro Irati: 2024 foi um ano de conquistas históricas com resultados expressivos
  • PRF apreende mais de uma tonelada de maconha na BR-277, escondidos em paletes de madeira, em Guarapuava
  • Morre Maria Ossowski Durski, mãe do empresário Junior Durski, aos 87 anos