Beatriz Aparecida Klosowski, participa de encontro com a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa

25 de março de 2025 às 20:26

Encontro com 130 primeiras-damas fortalece diálogo entre Estado e municípios

Primeiras-damas de 130 municípios paranaenses se reuniram nesta terça-feira (25), no Palácio Iguaçu, para o primeiro de dois encontros promovidos pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, para fortalecer o diálogo com os municípios.

A iniciativa é promovida desde 2021 com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa as políticas e ações sociais nas 399 cidades paranaenses, principalmente as que impactam diretamente as mulheres.

“A ideia era que pudéssemos ajudar umas às outras, compartilhando ações, recursos e boas práticas, com o objetivo de criar um impacto positivo na vida das mulheres em todo o Paraná”, afirmou Luciana.

“Isso tem permitido o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo a integração das ações dos municípios com as iniciativas estaduais, principalmente no que diz respeito à saúde, segurança e rede de apoio feminino”.

Esse espaço de diálogo entre as mulheres tem trazido resultados práticos, como a adesão dos municípios nas campanhas Unidas contra a Dengue e Paraná Rosa, que foram criadas a partir desses encontros.

Outra iniciativa foi a criação da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a princípio para atender as pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, mas que é voltada a todo o País, para dar respostas mais rápidas de caráter humanitário em situações de desastre.

Além disso, os encontros também buscam estreitar a parceria dos municípios com o Governo do Estado e incentivar a implantação de ações sociais eficazes para atender, principalmente, as demandas das mulheres.

No encontro, foram apresentados alguns programas do Governo do Estado voltados a esse público, como o Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná, que já liberou R$ 236 milhões em créditos a negócios tocados por mulheres.

Também foi destaque a diminuição de 18% no número de feminicídios no Paraná, resultado do programa Mulher Segura, que iniciou no ano passado em 20 cidades e agora será expandido aos 399 municípios.

Também voltado ao enfrentamento à violência doméstica, a Defensoria Pública do Paraná apresentou o programa Ampara, que presta atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Dante Luiz Polli
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do menor Vinicius Gabriel Bini Alexandre.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Arcenia Lachovicz aos 98 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento de Lurdes Pastochenko Ferreira aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Francisco Viniski aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Carlito Kaczurouski
  • Missão leva acolhimento e esperança à Comunidade São Francisco de Assis, em Prudentópolis
  • Falece o diácono Renato Marochi em Irati
  • 5º Evento da Agricultura Moderna será realizado em Eduardo Chaves interior de Prudentópolis
  • Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado
  • Cooperativas da Cresol no Paraná filiam-se a Ocepar
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra recorde de participação nas assembleias de 2025