Prudentopolitano ganhou o terceiro lugar na premiação da Afubra da região Sul do Brasil
Entrega da premiação aconteceu nesta sexta-feira, 28, na Expoagro Afubra
Para incentivar a inovação e a criatividade no setor de máquinas agrícolas destinadas à agricultura familiar nasceu o Prêmio Afubra/Nimeq em 2014.
Uma promoção da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A entrega da premiação aconteceu nesta sexta-feira, 28 de março, durante a Expoagro Afubra 2025. Na categoria Inventor foram premiadas quatro iniciativas. Já na categoria Empresas foram três vencedoras.
Conforme o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra, Romeu Schneider, é uma satisfação muito grande poder fazer a entrega dos prêmios aos inventores e pesquisadores, que tiveram as ideias exemplares, trazendo novidades para dentro do mercado.
“Que a gente tenha equipamentos e máquinas cada vez mais funcionais, mais fáceis, mais produtivas, mais ágeis, que as pessoas possam usar com mais conforto.
O ser humano é feito para pensar, para criar as coisas, a máquina deve fazer aquilo que se precisa fazer com esforço”, ressaltou.
O professor da Ufpel, Antônio Lilles Tavares Machado, explicou que a ideia do prêmio é incentivar a criatividade e as soluções para os agricultores. “Nada melhor do que o próprio agricultor, a própria pessoa que está lá no campo trazer, mostrar as suas necessidades”, frisou.
Machado ainda destacou a comemoração da décima edição do prêmio. “Isso nos mostra que está consolidada esta premiação e tem surtido o efeito que a gente sempre desejou, que é trazer novidades, despertar a curiosidade dos inventores e das empresas em relação a atender o pequeno agricultor”, pontuou.
Vencedores – Inventor desde a infância, o produtor Robson Diego Machado, de Triunfo/RS, ficou em primeiro lugar na décima edição da premiação, com a criação Recolhedor de Fio de Cerca Elétrica.
“É para recolher o piquete. É para facilitar a mão de obra”, explicou ele. Acompanhado da família, o ganhador era só alegria ao destacar que o prêmio era em homenagem ao filho. “Eu tento ensinar tudo isso para ele. Faço essas invenções para facilitar.
Hoje em dia, a mão de obra está mais escassa, está tudo mais difícil”, detalhou. O produtor, que participou da iniciativa pela segunda vez consecutiva, foi premiado em terceiro lugar no ano passado.
Na categoria Empresa, o primeiro lugar foi para a Multmec Manutenção Industrial Ltda, com a invenção Gerador de Calor para Defumação em Charcutaria.
O engenheiro Itor da Rosa Júnior falou que esta é a segunda participação da empresa no prêmio.
A primeira vez, há dois anos, também foram contemplados com o primeiro lugar. “Este prêmio é muito importante para nós, é um reconhecimento de um trabalho de toda uma grande equipe de uma empresa para que a gente continue inovando, trazendo soluções para o mercado, principalmente na agricultura familiar”, comemorou. Todos os ganhadores receberam certificados, troféus e vale-compras das Lojas Afubra.
Confira os vencedores:
Categoria Inventor
1º Lugar
Recolhedor de Fio de Cerca Elétrica
Produtor Robson Diego Machado
Triunfo/RS
2º Lugar
Preguiçoso (auxiliadora de plantio)
Produtor Joaquim Kurz Filho
Piratini/RS
3º Lugar
Termossifão Rural
Produtor Edinei Seleboge
Prudentópolis/PR
4º Lugar
Triciclo Agrícola
Produtor Jader Reichow Wilke
Pelotas/RS
Categoria Empresa:
1º Lugar
Gerador de Calor para Defumação em Charcutaria
Multmec Manutenção Industrial Ltda
2º Lugar
Auxiliadora da Colheita de Tabaco (Matirde)
Irmãos Francisco Máquinas Agrícolas Ltda
3º Lugar
Jacto SB-18P – Pulverizador Costal a Bateria de Alta Pressão
Máquinas Agrícolas Jacto SA