O trabalhador autônomo Darci Rodrigues de Lima, de 53 anos, passou 30 dias preso por engano em Prudentópolis, na região central do Paraná, após um erro na expedição de um mandado de prisão pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMG).
Darci tem os mesmos nome e sobrenome de uma pessoa condenada na Justiça de Mato Grosso por tráfico de drogas e homicídio.
Quando o mandado de prisão foi expedido, o Tribunal de Justiça daquele estado incluiu, erroneamente, o RG, o CPF e o nome dos pais da pessoa inocente. Entenda mais a seguir.
Ele, que é inocente, diz que nunca esteve no outro estado. Darci foi preso no dia 26 de fevereiro e foi solto apenas na última sexta-feira, 28 de março.
A defesa do trabalhador conseguiu um habeas corpus após entrar com recurso junto à Justiça de MT. Com isso, a soltura de Darci foi feita e a inocência do paranaense foi confirmada.
O g1 procurou o TJMT, mas não tinha recebido resposta até a última atualização desta reportagem.
A prisão aconteceu na rodoviária da cidade, em 26 de fevereiro. Darci estava trabalhando quando foi abordado por policiais.
“Eu estava limpando um terreno, quando cheguei na rodoviária para tomar uma água e chegou a viatura. Eles falaram: ‘Faz favor, vem aqui, você está preso’. Eu falei: ‘Mas preso de que jeito? Meu Deus do céu.
Eu só ouvi falar em Mato Grosso, mas não conheço nada’. É uma tristeza, tristeza mesmo. Deus o livre”, desabafa.
Darci foi levado para a delegacia e, depois, para a Cadeia Pública de Prudentópolis. Ele não se lembrava do telefone dos filhos, por conta disso, só conseguiu contato com a família 15 dias depois.
A comunicação foi possível porque Darci escreveu um bilhete, contando o que tinha acontecido, e entregou para a mulher de outro preso, que procurou a família dele.
“Filha, peço um favor de coração, para você arrumar um advogado. Eu não devo nada, você sabe disso. Eu não quero ficar aqui sem eu dever. Eu saindo daqui, eu pago vocês. Deus abençoe filha, o pai ama vocês”, dizia o bilhete.
Darci escreveu um bilhete pedindo ajuda — Foto: Reprodução/RPC
Fonte G1