Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais

4 de abril de 2025 às 14:59

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta sexta-feira (4) novas promoções e progressões de carreiras para 51.267 servidores estaduais de diversos quadros do Poder Executivo.

O impacto financeiro estimado é de R$ 276,3 milhões ao ano. A concessão de promoções e progressões será para os servidores que cumprem os requisitos no exercício de 2025 e de anos anteriores.

Serão beneficiados pela medida os Quadros Próprios da Agepar (QPA), de Bombeiro Militar (BM), de Auditor Fiscal (CRE), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), das Instituições de Ensino Superior (IEES), de Procuradores (PGE), da Polícia Militar (PM), dos Funcionários da Educação Básica (QFEB), da Adapar (QPDA), do Detran (QPDE), do IDR-Paraná (QPIDR), do Magistério (QPM), da Polícia Civil (QPPC), do Poder Executivo (QPPE), dos Peritos Oficiais (QPPO), da Polícia Penal (QPPP), de Servidores da Secretaria da Saúde (QPSS), além de celetistas.

Entre os critérios estabelecidos para a concessão de promoções ou progressões estão a aquisição de estabilidade, merecimento (baseado no desempenho do servidor), capacitação, escolaridade ou titulação (com base na capacitação acadêmica​).

“É mais um passo na valorização dos nossos servidores públicos estaduais, fruto do planejamento do Estado e de um esforço conjunto entre as diversas pastas”, afirmou Ratinho Junior.

“Conseguimos cortar gastos ao longo da nossa gestão, o que possibilitou realizarmos investimentos recordes em diversas áreas e tirar grandes obras do papel.

Agora, estamos dando mais um passo em benefício dos nossos servidores, com promoções e progressões de carreiras.”

A progressão na carreira é a mudança de referência para outra imediatamente superior, dentro da mesma classe.

Ela pode ser obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional.

Já a promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior. Ela ocorre, alternadamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo que na primeira promoção o servidor deverá optar pelo critério que entender mais conveniente.

EDUCAÇÃO – Cerca de 10 mil servidores da rede estadual de ensino, entre professores e pedagogos do QPM, começaram 2025 com progressão na carreira.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a legislação permite que a progressão na carreira do magistério seja concedida a cada dois anos, desde que os professores e pedagogos cumpram os critérios estabelecidos em resolução específica.

A concessão não se aplica a servidores aposentados ou em licença para tratar de assuntos particulares.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná