O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, marcou presença na 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada em Brasília, onde foi escolhido como novo vice-presidente da FNP, assumindo a liderança da Comissão de Inclusão Digital da entidade.
O evento, que reúne líderes municipais de todas as regiões do país, tem como foco principal o aprimoramento da gestão pública, com ênfase em formas inovadoras de governar, redução da burocracia e o uso da tecnologia como ferramenta de transformação social.
Ao longo dos debates, foram abordados temas como governança digital, cidades inteligentes, transparência, conectividade, inclusão digital e modernização de processos administrativos.
“Guarapuava está preparada para dar um salto em termos de inovação, com um ecossistema forte, um Fórum representativo e atuante, vamos consolidar políticas públicas em diversos setores especialmente na inclusão digital, seja na gestão municipal, em projetos de saúde e educação, seja na área privada, com incentivos para atração de mais empresas do ramo.
O Fundo Municipal para captar recursos e aplicá-los em projetos que tragam benefícios para a população será um grande propulsor dessa mudança”, afirmou Denilson.
Além do prefeito Denilson Baitala, o Paraná também foi representado por Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, que passou a comandar a Comissão de Cidades Inteligentes, Silvio Barros, prefeito de Maringá, como lider da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Mitigação de Fenômenos e Catástrofes, e Rodolfo Mota, prefeito de Apucarana, nomeado para a Comissão de Assuntos Jurídicos da FNP. Juntos, os gestores reforçam o protagonismo do estado no cenário nacional e mostram que a inovação e a boa gestão são prioridades em suas administrações.
“Na Vice-presidência de Inclusão Digital da FNP, vamos participar da formulação e implementação de ações de políticas que podem ser replicadas. Esse trabalho é muito importante pois está conectado com o que há de mais atual e possibilita buscar mais apoio governamental para implementação dos programas.
Guarapuava entra como uma referência em diversos aspectos e será beneficiada ao ter espaço entre as grandes cidades que se destacam na área da inovação”, concluiu Baitala.
O encontro da FNP é um dos mais importantes fóruns de discussão sobre os rumos das cidades brasileiras e destaca-se por promover a troca de experiências entre prefeitos, especialistas, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas.
“Nossa cidade tem ambientes inovadores estruturados e estamos também conectados com o Governo do Paraná para atrair investimentos e desenvolver programas que gerem desenvolvimento local e regional.
O Centro de Inovação já é resultado disso e vai trazer a tecnologia mais perto das pessoas. Queremos multiplicar iniciativas de transformação que tornem o dia-a-dia mais acessível e com acesso facilitado a serviços”, destacou a secretária do executivo e de ciência e tecnologia, Ana Klosouski.
A programação incluiu painéis temáticos, oficinas e reuniões técnicas sobre financiamento público, desburocratização, planejamento urbano, políticas de sustentabilidade, transformação digital e inclusão social. Tudo com o objetivo de oferecer soluções práticas para melhorar a vida nas cidades