Deputada Cristina Silvestri participa de lançamento do curso de Medicina da Uniguairacá e destaca Guarapuava como polo de excelência em saúde e educação
Guarapuava vive um momento histórico na área da educação e da saúde com o lançamento oficial do curso de Medicina da Uniguairacá, autorizado recentemente pelo Ministério da Educação.
A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (11), no campus da instituição, e reuniu autoridades, representantes da comunidade acadêmica e lideranças políticas da região.
Durante a cerimônia, a deputada estadual Cristina Silvestri destacou o simbolismo da conquista. “Há alguns anos, esse era um sonho distante.
Hoje, celebramos o terceiro curso de Medicina da nossa cidade, reforçando Guarapuava como referência em educação e saúde. É uma conquista que carrega a marca de quem acredita na transformação por meio da educação”, afirmou a parlamentar.
Cristina também ressaltou o esforço do reitor da Uniguairacá, Professor Juarez Soares, e de toda a equipe responsável pela condução do projeto. “Foram muitos os desafios enfrentados da estrutura física às exigências técnicas e pedagógicas.
Mas houve, acima de tudo, amor por Guarapuava. Por isso, professor Soares, deixo aqui meu reconhecimento e minha admiração pelo trabalho sério e comprometido que o senhor e sua equipe realizaram.”
O novo curso consolida a trajetória da Uniguairacá como referência na formação de profissionais da saúde. Com mais de 20 anos de atuação em Guarapuava, o centro universitário já ofertava dez cursos na área, incluindo Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia, sendo pioneira em alguns deles no município.
Ao longo dessas duas décadas, mais de 3.500 profissionais foram formados pela instituição, muitos deles atuando nos serviços de saúde da cidade e da região.
Com foco em uma formação humanizada e multidisciplinar, o curso de Medicina foi planejado ao longo dos últimos anos, com rigor técnico e alinhamento às diretrizes pedagógicas do MEC.
Ele será integrado à já consolidada estrutura do setor de saúde da Uniguairacá, que mantém parcerias com hospitais e unidades de saúde da região, permitindo aos alunos uma vivência prática desde o início da graduação.
O lançamento do curso também contou com a presença de autoridades como o deputado federal Zeca Dirceu, que colaborou nos trâmites junto ao MEC; o pró-reitor Evilásio Gentil; o presidente da Câmara Municipal, Pedro Moraes; representantes da mantenedora Janete e Orlando Pillati; além de secretários de saúde de municípios vizinhos.
Para a deputada Cristina Silvestri, o curso de Medicina representa mais do que uma vitória para a instituição: “Esse é um passo dentro de um eixo estruturante para consolidar Guarapuava como um verdadeiro polo de formação em saúde, um pilar de excelência e inovação para o Paraná”.
As inscrições para o vestibular de Medicina da Uniguairacá iniciaram nesta quinta-feira, dia 11 de abril, e a primeira turma começa as aulas já no próximo semestre, em julho. O coordenador do Curso será o Dr. David Livingstone Figueiredo.