Por volta das 08h20min, a equipe policial recebeu, informações sobre a passagem de dois veículos suspeitos, possivelmente deslocando-se sentido Irati, pela rodovia BR 277.
Conforme as informações tratava-se de um veículo clonado, possivelmente produto de furto, e outro veículo atuando como possível “batedor”.
Os veículos foram identificados como: Toyota Hilux SW4, (suspeita de clonagem e possível produto de furto) e VW/ novo Fox, (possivelmente atuando como batedor).
De posse dessas informações a equipe deslocou-se até o trevo de acesso à cidade de Fernandes Pinheiro, na BR277, onde posicionou-se estrategicamente para guardar a passagem dos veículos.
Pouco tempo depois, foi visualizado transitando no sentido Palmeira à Irati o veículo Toyota Hilux, momento em que a equipe iniciou o acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos.
O condutor do referido veículo desobedeceu a ordem de parada e passou a empreender fuga em alta velocidade, atingindo aproximadamente 160 km por hora, realizando manobras perigosas e colocando em risco os demais usuários da via.
Nas proximidades da entrada do Florestal, município de Fernandes Pinheiro, o condutor da Hilux simulou que iria parar no acostamento, mantendo os vidros escuros fechados e sem abrir as portas.
Quando um dos policiais iniciou o procedimento de abordagem verbal o condutor realizou brusca manobra, utilizando-se do automóvel para atingir (manobra de marcha ré) à equipe, configurando tentativa de atropelamento.
Diante da ameaça iminente e injusta agressão foi necessário o uso seletivo e proporcional da força com disparos de arma de fogo na direção do veículo, visando conter agressão, conforme previsto no artigo 25 do código penal brasileiro (legítima defesa).
Não foi possível visualizar a quantidade de ocupantes no interior do automóvel. O veículo seguiu em fuga sentido ao trevo de acesso a Irati, desobedecendo novamente a ordem de parada.
Durante o acompanhamento o condutor continuou a trafegar de forma extremamente perigosa realizando ultrapassagens arriscadas e mantendo a velocidade elevada.
O veículo adentrou o trevo de acesso à cidade, subiu o canteiro central e parou. A equipe se aproximou do veículo junto com o apoio de outra viatura, que havia acabado de chegar ao local.
Foi realizado nova tentativa de abordagem verbal, sem resposta. Ao se aproximarem os policiais constataram que o condutor havia sido alvejado por um dos disparos. Foi imediatamente solicitado atendimento médico com prioridade ao SIATE.
O condutor foi identificado portando documentos pessoais no bolso do calção. Compareceu ao local a equipe do SIATE os quais prestaram os primeiros socorros e encaminharam a vítima a Santa Casa de Irati, foram acionadas as autoridades competentes para os devidos procedimentos: compareceu o Delegado de Polícia Civil, posteriormente, a perícia técnica foi realizada.
Após a perícia, por meio de consulta ao sistema, a equipe constatou que a placa utilizada no veículo se tratava de um clone sendo o veículo original uma Toyota Hilux, com o registro de furto/roubo em data de 10/04/2025, conforme boletim de ocorrência registrado no Estado de Santa Catarina.
Questionado o condutor, o mesmo relatou estar transportando o veículo até a cidade de Prudentópolis, onde receberia certa quantia em dinheiro pelo serviço. Sobre o veículo Vw/Fox, relatou que fazia parte da ação, mas não sabia sua localização exata, informando somente que mantinha contato via celular com seus ocupantes.
Com base nas informações repassadas, a central da 8ª CIPM comunicou às equipes de Prudentópolis que lograram êxito em abordar o veículo.
Em contato com outras forças de segurança, foi apurado que o mesmo veículo Fox havia sido abordado anteriormente pela Polícia Rodoviária Federal, no km 1,0 da BR-101, em 11/04/2025 as 18h30min, ocasião em que estavam no veículo ambos os ocupantes dos dois veículos, confirmando que estes já se conheciam e agiam em conluio.
Ao final, os veículos foram encaminhados à 41ª delegacia de polícia civil de Irati para as providências legais juntamente com os envolvidos.