Prefeitos da Amcespar tiveram a oportunidade de conhecer a Itaipu

23 de abril de 2025 às 16:37
Itaipu recebe prefeitos da AMCESPAR
Representantes dos 10 municípios da associação tiveram a oportunidade de conhecer a Usina e fortalecer o diálogo com a empresa
Fotos: William Brisida

A Itaipu Binacional recebeu. na manhã desta quarta-feira (23), uma comitiva com prefeitos e representantes das 10 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná, a AMCESPAR, com o objetivo de conhecer a empresa e entender melhor a destinação dos recursos do programa Itaipu Mais que Energia, em consonância com o governo federal.

Obras que envolvem saneamento ambiental, manejo de água e solo e energias renováveis somam quase R$ 20 milhões em investimentos da Itaipu nesses municípios.

A comitiva foi recebida no Centro de Recepção de Visitantes pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.

Ele ressaltou a importância das ações da Itaipu para o desenvolvimento socioambiental, lembrando que em oportunidades de conversa como essa, os prefeitos têm a oportunidade de conhecer não apenas a estrutura, mas também os propósitos das ações desenvolvidas pela empresa.

“Nós trazemos esse debate das mudanças climáticas, de como nós podemos somar esforços para cuidar do meio ambiente, cuidar da economia, cuidar das pessoas, e é esse nosso objetivo com ações que nós desenvolvemos.

E é um compromisso com todos os prefeitos. Aqui, são dez municípios, municípios que têm muita agricultura familiar, que têm dificuldade com estrutura, e nós já temos algumas parcerias para ajudar a comunidade”, ressaltou Carboni.

Para o prefeito de Rio Azul e presidente da AMCESPAR, Leandro Jasinski, a Itaipu é uma empresa que traz muito orgulho para o estado do Paraná e para o Brasil.

Ele destacou a importância e alegria de conhecer as instalações da Usina, além de entender melhor sobre os investimentos realizados. “A gente sempre via esses benefícios para outros municípios aqui da região oeste, e nós, que pertencemos a outra região, agora estamos sendo beneficiados também, então a gente fica feliz com essa oportunidade que a Itaipu está nos concedendo.

Todos os nossos municípios precisam de ajuda, precisam de investimentos, e vão com certeza contribuir bastante para o crescimento e desenvolvimento de toda a região”, disse Jasinski.

Irati, dentre as cidades pertencentes da AMCESPAR, é a que tem o maior avanço nas obras do pacote de investimentos do Itaipu Mais que Energia. Estão previstas a instalação de dois biodigestores, de um sistema de abastecimento de água potável, de um, sistema de geração fotovoltaica, pavimentação asfáltica e recuperação de nascentes.

A vice-prefeita de Irati, Larissa Mazepa, comentou sobre a instalação da usina fotovoltaica no paço municipal: “É uma grande satisfação para a gente receber da Itaipu, que é uma geradora de energia, esse sistema.

Representa uma grande economia para o nosso município, principalmente no paço municipal, que gasta realmente muita energia. Hoje, temos 100% da obra concluída”.

Larissa comentou ainda que os valores economizados poderão voltar para a população, com a destinação desses recursos para outras áreas do município.

“Provavelmente estaremos destinando ou para a área da saúde ou para a área da educação, que são aquelas que mais sofrem com a falta de subsídio”, comentou a vice-prefeita.

Outra obra com avanços significativos na cidade é a pavimentação asfáltica na localidade Monjolo, no interior do município, que já conta com 33% de conclusão e vai beneficiar muitas famílias da região.

Larissa Mazepa destacou ainda que “antigamente, a Itaipu levava subsídios só para cidades lindeiras, e hoje, nós temos uma cidade que não é lindeira, como Irati, recebendo subsídios da Itaipu e podendo ajudar cada vez mais os seus munícipes, dentro do estado do Paraná”.

Esses investimentos fazem parte da missão de Itaipu e ajudaram a empresa a se tornar o que ela é hoje, como disse o diretor de Coordenação, Carlos Carboni. “Os investimentos socioambientais são parte da ação da Itaipu Binacional; não existiria Itaipu Binacional, com a grandeza que é, com a importância que ela tem, se ela não fizesse esses investimentos”.

Além do prefeito de Rio Azul e da vice-prefeita de Irati, também estiveram na comitiva representantes das cidades de Teixeira Soares, Rebouças, Prudentópolis, Mallet, Imbituva, Inácio Martins, Guamiranga e Fernandes Pinheiro.

 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Goretti Zaiats.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Julia Korchak Ramos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Dante Luiz Polli
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do menor Vinicius Gabriel Bini Alexandre.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Arcenia Lachovicz aos 98 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento de Lurdes Pastochenko Ferreira aos 52 anos de idade.
  • Virada no tempo: Paraná deve registrar chuvas intensas a partir desta quarta-feira
  • Médico Dr Rui Ferro publica nota de repúdio à direção da Santa Casa de Prudentópolis
  • Missão leva acolhimento e esperança à Comunidade São Francisco de Assis, em Prudentópolis
  • Falece o diácono Renato Marochi em Irati
  • 5º Evento da Agricultura Moderna será realizado em Eduardo Chaves interior de Prudentópolis
  • Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado