Assembleia Legislativa do Paraná aprova campanha permanente de prevenção à pré-eclâmpsia

7 de maio de 2025 às 16:25

Assembleia Legislativa do Paraná aprova campanha permanente de prevenção à pré-eclâmpsia

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta quarta-feira (7), o projeto de lei 644/2024, que institui a Campanha Permanente de Orientação, Predição e Prevenção à Pré-Eclâmpsia no estado.

A proposta, de autoria das deputadas Cristina Silvestri (PP) e Marli Paulino (Solidariedade), agora segue para sanção do Governo do Estado.

A iniciativa representa um importante avanço na promoção da saúde da mulher e no combate à mortalidade materna. A pré-eclâmpsia é uma condição grave que pode surgir após a 20ª semana de gestação, caracterizada por hipertensão arterial e presença de proteínas na urina. Se não tratada de forma adequada, pode evoluir para eclâmpsia, com risco para a mãe e o bebê.

“Nosso projeto vem para mudar essa realidade. A pré-eclâmpsia pode ser prevenida e tratada com informação e cuidado adequado, mas muitas mulheres ainda não têm acesso a isso”, afirmou Cristina Silvestri. Ela lembra que o projeto está alinhado aos compromissos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconhece a pré-eclâmpsia como uma das principais causas de mortalidade materna.

A deputada Cristina também destacou a importância de políticas públicas eficazes para ampliar o acesso ao conhecimento e à assistência. “Com informação de qualidade, acompanhamento desde o início da gestação e profissionais capacitados, é possível salvar vidas”.

A campanha proposta pelo projeto de lei é baseada em seis eixos de atuação: educação e conscientização de gestantes, familiares e profissionais, identificação precoce, implantação de protocolos clínicos, capacitação contínua, integração entre os diferentes níveis do sistema de saúde e monitoramento periódico das ações implementadas.

A deputada Marli reforçou a necessidade de ampliar os serviços de informação nos atendimentos públicos. “Queremos que as gestantes recebam orientação sobre os sinais de alerta que, se não identificados a tempo, podem causar complicações graves durante a gravidez.”

O projeto ainda prevê parcerias com universidades, instituições públicas e privadas, além de organizações não governamentais, para o desenvolvimento de tecnologias, pesquisas e estrutura de atendimento às gestantes.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava
  • Missionários da Paróquia São João Batista visitam famílias na comunidade de Papanduva de Baixo, em Prudentópolis
  • 04ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Prudentópolis
  • Unicentro oferta 350 vagas remanescentes de graduação para ingresso em 2025