Adapar anuncia portaria inédita para regulamentar criação do Porco Moura no Paraná

13 de maio de 2025 às 10:41

O anúncio da publicação de uma portaria para regulamentar a criação e a comercialização de porcos Moura no Paraná foi um dos principais destaques nesta segunda-feira (12) na abertura da Semana do Porco Crioulo, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná. Representando a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o chefe do Departamento de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, comunicou a novidade aos produtores e criadores.

O Paraná é referência na criação da raça nativa brasileira Moura, com carne e aspecto similares aos melhores cortes bovinos, com maciez, suculência e sabor únicos. Criar um porco Moura é um processo totalmente diferente da criação de um suíno industrial, e isso ajuda a explicar por que a produção em larga escala preferiu investir no segundo tipo.

Uma das principais diferenças diz respeito à alimentação. Enquanto que o porco industrial é alimentado com rações, o Moura se alimenta do que está disponível na natureza, como frutas, tubérculos, verduras, legumes e sementes.

“Estamos finalizando essa portaria, que será publicada nos próximos dias. Hoje, a criação dos porcos crioulos é voltada para a subsistência, para o consumo pessoal. Com a portaria, iremos regulamentar a produção e incluir essa carne no rol de proteínas aptas à comercialização e exportação”, afirmou. “Essa regulamentação vai orientar os produtores sobre os meios mais seguros e sustentáveis, garantindo a sanidade animal — que é o compromisso da Adapar”.

O professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná e integrante do projeto Porco Moura, Marson Warpechowski, destacou a importância de um marco legal para o setor. “Sabemos que o Paraná é referência, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Fico feliz com o anúncio de uma portaria específica, porque isso é essencial para manter nosso estado na vanguarda e também para alcançar novos mercados”, ressaltou.

O produtor Ugo Gutierrez Filho, proprietário de uma criação localizada em São João do Triunfo, no Sul, resgatou há cinco anos o processo de criação do Porco Caruncho — uma raça crioula rara.

Ele acredita que a regulamentação pode incentivar novos investimentos. “Precisamos do apoio da Adapar, precisamos dessa portaria. Quando tudo estiver regulamentado e correto, nós, que ainda somos pequenos produtores, vamos investir mais. A Adapar cumpre um papel fundamental, e isso vai nos ajudar muito”, declarou.

PORTARIA – O objetivo da Portaria é garantir condições de biosseguridade a esse tipo de produção, a exemplo do que já é exigido de granjas e produtores comerciais. A portaria da Adapar é a primeira do gênero no Brasil e foi construída em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Entre as novidades estão regras quanto à quantidade de animais considerados para subsistência (de consumo próprio do produtor), cuidados necessários ao ar livre e dimensões de espaço para criação, além de exigências em termos de cuidados de higiene, isolamento e registro de informações indispensáveis.

EXPOSIÇÃO – Com exposições e degustações no Espaço Cultura, a Semana do Porco Crioulo teve início nesta segunda-feira (12) e segue até a próxima sexta-feira (16). É a primeira edição da semana, organizada por iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

A lei, aprovada pelos demais parlamentares, estabelece que ela seja realizada na terceira semana do mês de maio. A Adapar também expôs seus banners institucionais com informações dos trabalhos do Estado na sanidade animal.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Antonio Costa Rosa aos 69 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Inez Jonson
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tecla Budenek aos 100 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Atanazio Edson Schafranski
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr José Pechefist
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Augusto Mokreski aos 65 anos de idade.
  • Cresol gera R$ 2,6 bilhões em benefícios econômicos aos cooperados
  • Mega-Sena não tem acertador e prêmio acumula para R$ 90 milhões
  • Pesquisa e ensino: Laboratório de Zoologia da UEPG tem mais de mil animais conservados
  • Unicentro abre inscrições do concurso que vai contratar 38 professores não titulares
  • Visitas Missionárias do Dízimo mobilizam a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Prudentópolis
  • Cresol inicia 6ª edição do projeto Juventude Conectada