Ratinho Junior se reúne com presidente do Paraguai para falar sobre Ponte da Integração e comércio

13 de junho de 2025 às 08:55

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se encontrou nesta quinta-feira (12) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, na capital do país vizinho. A agenda em Assunção abordou temas logísticos e estruturais, envolvendo a Ponte da Integração e o Porto de Paranaguá.

“Nós tratamos sobre a ligação da segunda ponte Brasil-Paraguai, que já foi entregue, que está na parte dos acessos. Do lado brasileiro, quem está tocando é o Departamento de Estradas de Rodagem.

Já o lado paraguaio, é responsabilidade do governo do Paraguai. Tratamos de cronogramas. Estamos organizando agendas futuras de visita e inauguração”, comentou Ratinho Junior.

A Ponte da Integração, com 760 metros de comprimento, liga as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Um dos grandes objetivos de sua implantação é o desvio do transporte pesado, desafogando parte do fluxo da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este. A obra da Perimetral Leste, que vai permitir o acesso à ponte no lado brasileiro, já passou dos 65% de execução.

As outras pautas levadas pelo governador paranaense envolvem espaços alfandegários, um deles no Porto de Paranaguá. Desde 1957, o país vizinho tem uma área exclusiva no complexo portuário paranaense para a movimentação de mercadorias sem a tributação de cargas.

Localizada na primeira parte do Armazém 8, ela é administrada pela Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), que faz parte do governo paraguaio.

O entreposto de depósito permite a armazenagem de grandes quantidades. Atualmente, as cargas rolantes, como caminhões, tratores, carros e acessórios agrícolas (colheitadeiras, por exemplo), são as mais movimentadas no local.

Com a inauguração da nova ponte entre os países, os investimentos feitos no Porto de Paranaguá, além do novo programa de concessões rodoviárias, com duplicação integral da BR-277, há uma expectativa de ampliar o papel do Paraná como principal porta de entrada e saída para mercadorias importadas e exportadas pelo Paraguai por via marítima.

A última pauta na agenda foi sobre uma estrutura na Costa Oeste do Estado que deve passar por ampliação. “Temos também em Santa Helena uma outra conexão com o Paraguai, uma área alfandegada, que temos total interesse de ampliar as trocas comerciais, especialmente para tirar um pouco do volume de caminhões e trânsito de Foz do Iguaçu”, declarou Ratinho Junior.

O Porto Internacional de Santa Helena opera com a importação e exportação de cargas e transporte de pessoas entre o Brasil e o Paraguai, por meio do Lago de Itaipu. A aduana paraguaia fica no terminal portuário de Puerto Indio.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Luiz Oszacziy aos 59 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Joana Hlatki Boruch
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Josepfina Rosa Gaitkoski aos 96 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Claudio José de Melo aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Maria Talarico Massa, mãe do apresentador Ratinho
  • É com  pesar que o Portal Nossa Gente comunica o falecimento do senhor José Carlos Pontarolo, aos 70 anos
  • Inaugura neste sábado dia 02 de agosto em Prudentópolis a Inova Contabilidade e Licitações
  • Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 76 milhões
  • Dia mais frio do mês registra temperaturas negativas em quatro cidades paranaenses
  • Paróquia São João Batista, de Prudentópolis, promove programação especial pela 5ª Jornada Mundial dos Avós e Idosos e homenageia São Cristóvão
  • Sabor único: ponkan de Cerro Azul é a 21ª Indicação Geográfica do Paraná
  • Morte do filho do ex treinador do Prudentópolis Júlio Sérgio acende alerta para tumor cerebral em crianças