Após 88 dias três policiais militares concluem estágio de capacitação do pelotão de Choque do 16º Bpm

23 de junho de 2025 às 14:47

4ºCRPM/16ºBPM – APÓS 88 DIAS TRÊS POLICIAIS MILITARES CONCLUEM ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO DO PELOTÃO DE CHOQUE DO 16º BPM

Dentro da Polícia Militar, existe as equipes especializadas, uma delas é o Polícia de Choque, unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, com policiais altamente capacitados para atuar em situações específicas e no controle de distúrbios civis.

Em data de 28 de março de 2025, três policiais militares, dois oficiais e um praça iniciaram o estágio de capacitação do Pelotão de CHOQUE do 16º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão 3º Sgt PM Ricieri Chagas, onde após 88 dias, lograram êxito e tornam-se integrantes, designados “Operadores de CHOQUE” da Polícia Militar do Paraná.

Foram 290 horas de serviço operacional, com 132 horas de instruções, 50 horas de habilitações, com uma carga horária total de 472, nos quais os militares são forjados ao rigor, à disciplina e à superação dos próprios limites.

Durante o estágio, eles enfrentam treinamentos intensos, enfrentam situações simuladas de alto risco e aprendem a atuar com precisão, controle emocional e prontidão.

Cada exercício é pensado para moldar não apenas o físico, mas também o psicológico do militar, preparando-o para lidar com tumultos, crises e operações de controle de distúrbios civis.
É nesse ambiente desafiador que o militar é testado ao extremo e é exatamente aí que ele é forjado: em coragem, resistência e espírito de equipe.

Nesta segunda-feira (23), foram recebidos pelos seus familiares com a tão sonhada farda camuflada e o braçal. Momento especial e emocionante.

Parabenizamos o 2º Tenente França, Aspirante PM Camargo e o Soldado Guimarães pelo êxito na conclusão da capacitação e desejamos sucesso na nova missão.
Vontade de muitos, audácia de poucos.

Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença!
16º Batalhão: compromisso com a segurança!

Comunicação social 16° BPM – Batalhão 3° Sgt PM Ricieri Chagas

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton