Em Guarapuava MP cumpre cinco mandados de busca e apreensão contra um vereador e ex-secretário de Habitação e Urbanismo

24 de junho de 2025 às 11:14

Ministério Público do Paraná deflagra operação que investiga crimes praticados por ex-secretário de Habitação e Urbanismo e ex-servidores de Guarapuava

O Ministério Público do Paraná, por meio núcleo de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta terça-feira, 24 de junho, a Operação Terra Prometida, que apura os crimes de associação criminosa e estelionato praticados com abuso da função pública.

Foram cumpridos na operação cinco mandados de busca e apreensão contra um vereador e ex-secretário de Habitação e Urbanismo da cidade no período de dezembro de 2022 a março de 2024, dois ex-servidores públicos da mesma secretaria e a esposa de um deles, e um assessor da Câmara Municipal.

A apuração indica que, entre maio e agosto de 2024, o então secretário e dois homens que na época ocupavam cargos de confiança na secretaria obtiveram fraudulentamente R$ 30 mil de uma cidadã de Guarapuava, a pretexto da aquisição de um terreno. Um desses ex-servidores atualmente ocupa cargo comissionado no gabinete do vereador.

Álbum com imagens da Operação Terra Prometida

Áudio do promotor de justiça Pedro Henrique Brazão Papaiz

Manobra – A fraude teria ocorrido em 2024, quando a vítima procurou a Secretaria com intenção de obter informações a respeito de um imóvel que pretendia adquirir.

Na ocasião, teria sido convencida a desistir da negociação e optar pela aquisição da posse de um terreno no Bairro Vila Bela, em Guarapuava, decorrente de projeto habitacional. Para tanto, deveria pagar R$ 30 mil à beneficiária do programa habitacional, que teria sido contemplada, mas tinha intenção de vender a posse.

Entretanto, o Ministério Público descobriu que a vítima fora incluída no programa habitacional como primeira possuidora do imóvel no lugar da verdadeira beneficiária, recebendo-o de forma gratuita, e que o valor pago por ela fora depositado na conta bancária da esposa de um dos servidores comissionados da Secretaria de Habitação.

Outra mulher, que encontrava-se inscrita oficialmente no programa habitacional desde pelo menos 2023, deveria ter sido contemplada e acabou sendo prejudicada com a manobra.

Além disso, apurou-se que, após o início das apurações, o ex-secretário e agora vereador da Câmara Municipal de Guarapuava teria orientado um de seus assessores na Câmara e um advogado da cidade a convencer a vítima a não relatar os fatos ao Ministério Público, para ocultar os crimes.

Operação Inconfidência – Ainda na manhã desta terça-feira, 24 de junho, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no âmbito de outra ação simultânea do MPPR em Guarapuava: a Operação Inconfidência, que apura o vazamento e divulgação de informações sigilosas de apuração em curso no Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e no Gaeco de Guarapuava.

A investigação começou em 2024 e, entre os alvos, estão um vereador da Câmara Municipal de Guarapuava, um policial militar e um ex-assessor da Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma e liberada, na sequência, mediante pagamento de fiança. A investigação tramita em sigilo.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton