Escolas de 11 cidades da região de Ponta Grossa recebem cartilhas sobre turismo

26 de junho de 2025 às 19:32

Representantes das áreas da educação e do turismo de 11 municípios dos Campos Gerais participaram nesta quinta-feira (26) de um encontro para alinhar estratégias e ações do projeto Turismo na Escola, além de distribuir material educativo e ampliar o diálogo entre os setores envolvidos na iniciativa.

Participaram da reunião os municípios de Arapoti, Carambeí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Castro, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés, Tibagi, e Porto Amazonas.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Sedu), o Turismo na Escola promove ações para estudantes conheçam, valorizem e vivenciem a cultura, o patrimônio e a natureza do próprio município. O projeto leva a alunos de ensino fundamental de escolas municipais conteúdos que visam despertar a atenção para as riquezas naturais e culturais do Paraná e da região e valorizar o turismo.

O conteúdo é aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas. A proposta estimula a formação de uma consciência cidadã e incentiva habilidades como curiosidade, respeito, integração comunitária e empreendedorismo, aproximando a escola dos potenciais turísticos regionais e colaborando com a implementação de ações locais em prol do desenvolvimento do setor.

O evento, realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, teve a parceria da secretaria estadual da Fazenda (Sefa), Associação do Desenvolvimento do Turismo (Adetur) e Fecomércio. Foram foram distribuídas 2.691 unidades da Cartilha do Aluno de Turismo, desenvolvida especialmente para o projeto.

“Cada página da cartilha é um convite para que o estudante reconheça o potencial do seu município. É por meio do envolvimento de escola, família, poder público e comunidade que promovemos a participação cidadã desde cedo”, afirma o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “Quando atuamos em conjunto com outras secretarias, sociedade civil e parceiros, ampliamos os resultados. Para os estudantes, conhecer o próprio território pode, sim, ser uma aventura pedagógica cheia de significado”.

Segundo ele, o encontro reforça o compromisso interssetorial para o fortalecimento da educação e do turismo em diferentes municípios, com destaque para o papel das escolas na divulgação do conhecimento sobre atrativos locais e práticas sustentáveis.

A coordenadora do projeto Turismo na Escola na Setu, Wanda Pille, explicou o planejamento da distribuição das cartilhas. “O interesse dos municípios e a participação dos profissionais de educação e turismo são essenciais. Mesmo com tiragem limitada, buscamos atender primeiro as cidades mais distantes para que iniciem suas ações no semestre”, diz.

A reunião abordou o programa Paraná + Viagem, também desenvolvido pela Setu, que tem foco no inclusivo, possibilitando passeios e experiências gratuitas aos atrativos do Estado. Por meio deste programa, o Turismo na Escola pode integrar atividades práticas ao conteúdo teórico da cartilha, provendo viagens em roteiros regionais.

EDUCAÇÃO FISCAL – Pela parceria da Secretaria da Fazenda com a Setu, foram entregues, também, 19.848 cartilhas de educação fiscal, consolidando o material de apoio sobre arrecadação e uso de recursos públicos. “Esta parceria amplia o olhar dos estudantes sobre a função social dos tributos, o controle social e incentiva o acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos”, disse a representante da Sefa, Luciane Lejambre.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie