Prefeito Adelmo destaca a instalação da Delegacia da Mulher em Prudentópolis
O município de Prudentópolis terá em breve um novo espaço para atender ocorrências referentes à violência contra a mulher.
A confirmação aconteceu em uma reunião entre o prefeito Adelmo Luiz Klosowski, com o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, com o apoio do Deputado Estadual e Presidente da CCJ Ademar Traiano.
De acordo com o prefeito Adelmo a necessidade de criar uma Delegacia da Mulher em Prudentópolis surgiu do número significativo de casos de violência contra a mulher no município.
‘’Precisamos de um espaço dedicado somente a esse tipo de ocorrência, para conseguir fazer um atendimento mais especifico”, afirmou o prefeito.
Ratinho Junior lembrou que o Governo do Estado trabalha para ampliar o número de delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher.
Ele citou as recentes inaugurações nas cidades de Londrina e Arapongas, no Norte do Paraná. “A mulher se sente mais confortável em ser atendida por uma outra mulher, em fazer uma denúncia para outra mulher”, ressaltou.
POLÍTICA PÚBLICA – No Paraná existem 21 Delegacias da Mulher, distribuídas por todo Estado.
Nas cidades onde não existe uma delegacia especializada, a orientação é para as mulheres que precisem denunciar qualquer abuso, casual ou recorrente, que se dirijam à Delegacia de Polícia Civil da localidade ou, ainda, façam a denúncia pelos números 181 ou 180.
Já em casos de urgência e emergência, ou seja, no exato momento que a agressão esteja acontecendo, a indicação é para que a mulher, ou quem presencie o fato, ligue no 190, da Polícia Militar.