Rangel propõe emissão gratuita de Carteira Estudantil no Paraná e reforça compromisso com a educação

27 de junho de 2025 às 21:05

Rangel propõe emissão gratuita de Carteira Estudantil no Paraná e reforça compromisso com a educação

O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), protocolou um projeto de lei que institui a emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) para alunos da rede pública e privada de ensino, desde o fundamental até o ensino superior.

O documento deverá ser disponibilizado preferencialmente em formato digital, mas também poderá ser emitido fisicamente, conforme solicitação do estudante.

De acordo com Rangel, a iniciativa visa democratizar o acesso ao documento estudantil a estudantes provenientes de famílias com menor poder aquisitivo, reforçando a inclusão, acessibilidade e fortalecimento da educação no estado.

“A gratuidade da carteira estudantil é um passo fundamental para garantir que todos os estudantes paranaenses, independentemente da sua condição financeira, tenham acesso ao direito à meia-entrada e a outros benefícios previstos em lei”, destaca o deputado.

A proposta tem como base a Lei Federal nº 12.933/2013, que assegura o benefício da meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para estudantes. No entanto, como observa Rangel, o modelo atualmente vigente depende da emissão da carteira por entidades estudantis como UNE, UBES e ANPG, que cobram taxas para fornecer o documento.

 “Estamos corrigindo uma injustiça silenciosa. Muitos estudantes, principalmente os de baixa renda, acabam não tendo acesso ao documento por não poderem fazer o pagamento da taxa cobrada”, afirma.

Marcelo Rangel também ressalta que o projeto respeita a Constituição Federal ao garantir a autonomia do Poder Executivo na regulamentação e execução da medida, prevista para ocorrer em até 90 dias após a sanção da lei.

A emissão gratuita será viabilizada por órgãos ou entidades definidas pelo governo estadual, podendo ser firmadas parcerias com instituições públicas ou privadas, desde que assegurada a gratuidade ao estudante.

Carteira digital

Inspirado em experiências bem-sucedidas como a do estado de São Paulo, Rangel propõe que a carteira seja emitida, preferencialmente, em formato digital, o que representa economia de recursos públicos, maior agilidade no processo e modernização do serviço.

“O papel do Legislativo é criar leis que estejam a serviço do cidadão. E essa é uma medida concreta, que impacta positivamente a vida de milhares de estudantes paranaenses. É nossa responsabilidade legislar com justiça social, promovendo acesso igualitário aos direitos já garantidos pela legislação federal”, enfatiza Rangel.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton