Unicentro recebe avaliadores do Conselho Federal de Medicina para análise do curso de Medicina

27 de junho de 2025 às 11:06

Nos dias 24 e 25 de junho, o Departamento de Medicina da Unicentro recebeu a visita de uma equipe do Conselho Federal de Medicina (CFM) como parte do processo avaliativo de acreditação do curso.

A agenda incluiu uma reunião com os avaliadores, que puderam conhecer de perto a estrutura do curso, os projetos pedagógicos, além de dialogar com a equipe docente e autoridades acadêmicas.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, recebeu a comitiva destacando que é muito importante para a instituição passar por esse processo, pois o curso de Medicina é referência na região e busca sempre se aprimorar.

“Tivemos uma reunião pela manhã bem produtiva, onde podemos explicar e apresentar o que tem de bom no curso de Medicina, quais são as estruturas da universidade, quais são os meios de entrada, sobre os estudantes, sobre os professores. E agora aguardamos o feedback para ver o que podemos melhorar naquilo que já fazemos”, afirmou.

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), responsável pelo processo de avaliação, é reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME) – Federação Mundial para Educação Médica, entidade que reúne seis federações de educação médica, representando cada continente.

Esse reconhecimento confere ao Saeme um selo internacional de qualidade, tornando-o o único acreditador de escolas médicas no Brasil cujos egressos poderão se candidatar ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior (ECFMG), requisito fundamental para atuação em diversos países.

A visita tem como objetivo verificar a qualidade do curso, alinhada aos critérios e parâmetros estabelecidos pelo CFM para garantir a formação de excelência dos futuros médicos.

Segundo uma das avaliadoras do Saeme, a pediatra neonatologista, Marynéa Vale, a avaliação considera aspectos como infraestrutura, qualificação do corpo docente, metodologias de ensino, práticas em serviços de saúde e outros indicadores que impactam diretamente na formação dos acadêmicos.

“A equipe é formada por três professores e um aluno de medicina e nós temos um olhar bem completo em relação àquela escola. São 80 subitens envolvendo gestão educacional, docentes, discentes, ambiente educacional, no sentido de dar um olhar completo sobre aquela escola, sobre os processos de trabalho da formação médica para qualificar essa escola”, explicou Marynéa.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton