Servidor de Guarapuava publica pesquisa sobre governança pública digital
A cidade de Guarapuava envolve-se na literatura especializada com o lançamento da pesquisa: A Nova Administração Pública Digital, de autoria de Luiz Fernando Martins, servidor da Administração Municipal.
A obra propõe uma nova lógica institucional para a atuação do Estado em ambientes digitais, abordando temas como proteção de dados, decisão algorítmica e eficiência com responsabilidade.
A obra apresenta uma profunda reflexão sobre os desafios, riscos e potenciais da transformação digital da Administração Pública brasileira, com foco na decisão pública por algoritmos, na eficiência administrativa e na governança de dados.
Com base em fundamentos jurídico-constitucionais, o texto analisa como o uso de tecnologias automatizadas pelo Estado pode afetar direitos fundamentais, exigindo critérios claros de transparência, inteligibilidade, rastreabilidade e controle institucional.
O livro propõe uma arquitetura normativa e institucional que promova a proteção de dados pessoais como princípio estruturante, e articula mecanismos de responsabilização, participação cidadã e revisão decisória, frente ao avanço da digitalização estatal.
Além de analisar o cenário atual, a obra oferece propostas concretas de regulação e governança, voltadas à construção de uma Administração Pública mais ética, eficiente e democrática na era digital
O trabalho pode ser adquirido no site da Amazon: