Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton

2 de julho de 2025 às 19:22

Na noite desta terça-feira, 1º de julho, a Comunidade Santa Teresinha, localizada no Rio d’Areia, em Prudentópolis, celebrou com grande fervor o centenário da canonização de sua padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava, e reuniu fiéis locais e de comunidades vizinhas em um momento marcado por profunda espiritualidade, emoção e gratidão.

Durante a Santa Missa, a igreja esteve repleta de devotos. Segundo o próprio bispo diocesano, a capela ficou completamente cheia: “Muita gente, vieram algumas comunidades também próximas, a capela ficou cheia, tinha gente em pé, foi bem bonito, prepararam bem. A menina que representava Santa Teresinha jogou pétalas de rosas no final da celebração. Levaram muitas rosas, abençoei, depois teve jantar, coquetel ali no salão, partilha… foi tudo bonito”, relatou Dom Amilton.

O clima festivo e de devoção foi descrito com emoção pelos membros da comunidade. Lígia Cristina Prates Kluber destacou que celebrar o centenário da canonização renovou o sentido da fé vivida com simplicidade e amor: “Celebrar o centenário renovou em nossos corações o valor do essencial da vida: o Amor. E, através das sábias palavras de Dom Amilton, entendemos que o nosso relacionamento com Deus e com os outros deve ser vivido de forma simples. Segundo Santa Teresinha, até mesmo o simples gesto de juntar uma agulha do chão deve ser feito com amor!”

Também emocionada, Inês Canesso descreveu a celebração como uma noite inesquecível: “Com o coração transbordando, celebramos os 100 anos de canonização da nossa querida padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus — aquela que é nossa amiga do céu, intercessora fiel e inspiração de simplicidade e amor. Foi impossível não se emocionar ao ouvir sobre a ‘pequena via’, esse caminho de santidade através das pequenas coisas feitas com grande amor. Uma noite em que o céu tocou a terra e Santa Teresinha sorriu para nós, sua comunidade.”

Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a entrega das rosas abençoadas, gesto que recorda a promessa de Santa Teresinha: “passarei o céu fazendo o bem na terra”. A imagem da menina representando a santa e lançando pétalas ao final da celebração comoveu os presentes, tornando a noite ainda mais significativa.

Ao final da celebração, houve uma confraternização no salão paroquial, fortalecendo ainda mais os laços de comunhão entre os membros da comunidade e os visitantes.

Em mensagem enviada ao padre Zezinho, a comunidade expressou sua gratidão: “Foi muito especial ver o senhor apresentar nossa comunidade ao bispo Dom Amilton, destacando que esta é uma igreja dedicada a Santa Teresinha. Esse momento nos encheu de orgulho e emoção. Agradecemos também por suas orientações, pelas palavras sempre cheias de fé e pela maneira como nos conduz no caminho do Evangelho.”

A celebração dos 100 anos de canonização de Santa Teresinha foi, para a comunidade, um marco de fé, esperança e renovação espiritual. Um momento em que a “pequena via” iluminou corações, e a padroeira mostrou mais uma vez sua presença viva entre os que a invocam com amor e confiança.

Mais fotos nas redes sociais da diocese @diopuava

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná