Duplicação em concreto da PRC-466 em Guarapuava alcança 40% de execução

8 de julho de 2025 às 10:03

A duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na região Centro-Sul do Estado, chegou a 40% de execução – um avanço de 9% em apenas um mês.

As obras estão dentro do cronograma previsto, a ser concluído até o fim de fevereiro de 2026, com avanço sobretudo nos trabalhos de terraplenagem, que está em fase final, e na concretagem da nova pista.

O projeto contempla 11,52 quilômetros de extensão e recebe um investimento de R$ 139,8 milhões do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Até o momento, cerca de R$ 54 milhões já foram repassados à empresa responsável pela obra a partir de medições do avanço dos trabalhos.

Além de facilitar o acesso ao distrito de Palmeirinha, a duplicação do trecho melhora significativamente o fluxo entre Guarapuava e os municípios vizinhos de Pitanga, Turvo e Boa Ventura de São Roque.

O principal objetivo da obra é garantir mais segurança aos motoristas, reduzindo riscos de acidentes, mas a melhoria rodoviária também visa fortalecer a economia regional.

Isso porque a duplicação facilitará o escoamento da produção e chegada de insumos para cooperativas, agroindústrias e pequenos produtores da região, com destaque para a produção de grãos, madeira, pecuária de leite e de corte.

EM CONCRETO – A intervenção inclui a construção de uma pista adicional feita totalmente em pavimento rígido de concreto.

Paralelamente, a pista atual está recebendo reparos preliminares para, na sequência, receber uma camada de concreto sobre o asfalto, por meio da técnica whitetopping, oferecendo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

Com 500 quilômetros em obras ou já concluídos, o Paraná desenvolve o maior programa estadual de rodovias em pavimento de concreto do Brasil. A iniciativa reforça o compromisso do Governo com a modernização da infraestrutura viária e a segurança dos usuários.

Na PRC-466, a terraplenagem – etapa que envolve a movimentação de solos e preparação da plataforma – é uma das frentes mais adiantadas e já alcança 80% de execução.

O serviço inclui o desmonte de rochas com uso de explosivos, em operações controladas e previamente comunicadas à população, exigindo interdições temporárias do tráfego.

Também estão em andamento a implantação do novo sistema de drenagem e a construção de uma galeria celular. Nas etapas seguintes, serão executados a sinalização vertical e horizontal, dispositivos de segurança viária, iluminação pública e demais serviços complementares.

A obra inclui, ainda, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, que já foi concluída.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997