Governo do Paraná entrega touros da raça Purunã a pecuaristas

24 de julho de 2025 às 14:57

Pecuaristas, autoridades municipais, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e do Governo do Paraná se reuniram no Eco Campus do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) para uma solenidade de entrega de touros reprodutores da raça Purunã

O evento foi no dia 17 de julho e celebrou a adesão do município ao Programa Estadual do Gado Purunã, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), que visa fomentar a genética e a produção de gado de corte no Paraná.

Cada pecuarista contemplado recebeu um touro reprodutor Purunã, com a contrapartida de doar, após três anos, três bezerros ao estado, fechando o ciclo de estímulo e sustentabilidade do programa. Ao todo, foram entregues 13 touros (9 para Campo Mourão, 2 para Iretama e 2 para Altamira do Paraná).

Cuidados sanitários

A doutora em Zootecnia, coordenadora e professora do curso de medicina veterinária no Centro Universitário Integrado, Camila Mottin, ministrou palestra no local e falou sobre as práticas essenciais no processo de vacinação do gado.

“É importante que os criadores implementem um calendário sanitário em suas propriedades, façam o planejamento da ação no curral, treinem as equipes sobre o uso e o correto armazenamento do imunizante. Isso melhora a eficiência da vacina e diminui os gastos financeiros”, explica.

O IDR-PR disponibiliza entre 60 a 80 touros Purunã anualmente e também oferece suporte de técnicos para acompanhar os pecuaristas, auxiliar no manejo sanitário, pastagem, genética e suplementação dos animais.

Verdadeiro ‘bicho do Paraná’

Cada animal doado tem valor de mercado estimado entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. A raça Purunã é resultado de mais de 30 anos de pesquisas, conduzidas pelo pesquisador José Luiz Moletta, considerado uma referência no setor agropecuário e que esteve no evento.

“O Paraná é o único estado brasileiro a ter uma raça própria. Sempre brinco dizendo que esse é o verdadeiro ‘bicho do Paraná’. A raça foi desenvolvida em 1989. Em 1995 conseguimos estabelecer um padrão e em 2016 conseguimos o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, conta o doutor em Zootecnia e pesquisador do IDR-PR, José Luiz Moletta.

A Purunã foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu, Canchim, é reconhecida pela sua adaptabilidade às mais variadas condições de relevo, temperatura e eficiência na produção de carne de qualidade.

Pioneirismo

Um dos pioneiros na criação da raça Purunã no estado é Marcelo Staker. “Vim ao evento porque acho importante levar esses conhecimentos aos demais criadores e para cuidar de nossos animais. Começamos a inseminar as vacas na década de 1990 e em 1999 nasceram os primeiros bezerros com sangue Purunã”, conta.

Os municípios que fazem parte do Programa Estadual do Gado Purunã são Altamira, Campina da Lagoa, Moreira Sales, Ubiratã, Janiópolis e Campo Mourão.

Marco histórico

“A entrega dos touros Purunã é um marco aos pecuaristas que passam a ter acesso a uma genética superior, valorizando seus rebanhos e sua produção.

Além disso, os convênios firmados com o Governo do Estado, como a doação de veículos e o apoio com maquinários, representam mais estrutura e condições para avançarmos no apoio técnico e na infraestrutura do campo.

É um dia histórico para Campo Mourão e para a agricultura familiar do nosso município”, enfatizou o Secretário Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Campo Mourão, João Marcos Feitoza.

A solenidade teve a presença do prefeito de Campo Mourão João Douglas Fabrício, da vice-prefeita Fátima Claro Nunes, de outras autoridades locais, de técnicos do IDR-PR, do Centro Universitário Integrado e do presidente do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão para a gestão 2023/2026, Cezar Bronzel.

Sugestão de legenda

Touros de raça Purunã foram entregues a pecuaristas do Paraná; ação é para fomentar a genética e a produção de gado de corte no estado

Crédito das fotos

Centro Universitário Integrado

Relacionamento com a imprensa | www.grupointegrado.br

Mem Comunicação – www.memcomunicacao.com.br

João Alécio Mem – (41) 9 9124-9748 [email protected]

Marlise Groth Mem – (41) 9 9908-0511 [email protected]

Jornalismo / Assessoria de Imprensa / Consultoria em Comunicação e Eventos / Produção e Revisão de Conteúdo

@mem_e_mem_agencia_de_noticias

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Izabel Klen aos 81 anos
  • É com pesar que que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrozio Nazarkevicz aos 54 anos.
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Lidio Charnei aos 64 anos.
  • É com pesar que comunicamos o Falecimento da Sra. Maria Manchur Morgado aos 89 anos.
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr José Leos Pedroso aos 90 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nicolau Matuchenez
  • Documentário sobre acolhida de pesquisadores ucranianos no Paraná será lançado na quarta
  • Em Ivaí secretaria municipal de Promoção e Assistência Social realizou a distribuição de roupas e calçados
  • Reuniões do Comitê Gestor da Lei Geral fortalecem ações para os pequenos negócios em Prudentópolis
  • Via Araucária informa interdição parcial na BR 277 em Campo Largo neste fim de semana
  • Missionários da Paróquia São João Batista de Prudentópolis visitam mais comunidades rurais
  • Prudentópolis realiza o primeiro encontro da Pastoral da Criança na Paróquia São João Batista