Dia mais frio do mês registra temperaturas negativas em quatro cidades paranaenses

30 de julho de 2025 às 10:24

Uma massa de ar polar que chegou ao Paraná na segunda-feira (28) fez as temperaturas caírem gradativamente pelo Estado.

Após algumas temperaturas próximas a 0°C na terça-feira (29), quatro cidades amanheceram nesta quarta (30) registrando temperaturas abaixo de zero. Em 22 cidades a temperatura desta quarta foi a mais baixa de todo o mês.

As cidades que registraram temperaturas negativas foram General Carneiro (estação do Inmet, -3,4°C), São Mateus do Sul (-1,4°C), Palmas e Ponta Grossa (-0,1°C em ambas). Outras temperaturas próximas a zero foram registradas em Guarapuava (0,8°C), União da Vitória (0,7°C), Pinhão (0,6°C), Jaguariaíva (0,5°C), Lapa (0,3°C) e Fazenda Rio Grande (0,1°C).

Esta quarta-feira (30) registrou a temperatura mais baixa do mês de julho de 2025 em 22 cidades: Antonina, Cambará, Campo Mourão, Cerro Azul, Cornélio Procópio, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Guarapuava, Guaratuba, Jaguariaíva, Lapa, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Ponta Grossa, Guaraqueçaba, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Geada foi registrada na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais, com intensidade fraca a moderada. Nas regiões que tiveram temperatura negativa, houve registro de geada forte.

“Não é o resfriamento mais intenso deste inverno, não superando os dias 24 e 25 de junho, mas ainda assim é uma onda de frio bem expressiva, pois até mesmo nas porções mais ao Norte e em algumas cidades do Oeste e Sudoeste tivemos o dia mais gelado do mês de julho”, afirma Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Nesta quinta-feira (31) o mês de julho se despede ainda com bastante frio e possibilidade de geadas fracas a moderadas entre os Campos Gerais, Sul e Leste do Paraná, e nevoeiros principalmente na Serra do Mar e no Vale do Ribeira.

Gradativamente a temperatura vai subir. A massa de ar frio só começa a perder força na sexta-feira (1.º). “No fim de semana teremos temperaturas um pouco mais elevadas e com predomínio de sol. Não há chance de chuva nesses próximos dias”, ressalta Jacóbsen.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias.

Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Luiz Oszacziy aos 59 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Joana Hlatki Boruch
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Josepfina Rosa Gaitkoski aos 96 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Claudio José de Melo aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Maria Talarico Massa, mãe do apresentador Ratinho
  • É com  pesar que o Portal Nossa Gente comunica o falecimento do senhor José Carlos Pontarolo, aos 70 anos
  • Inaugura neste sábado dia 02 de agosto em Prudentópolis a Inova Contabilidade e Licitações
  • Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 76 milhões
  • Dia mais frio do mês registra temperaturas negativas em quatro cidades paranaenses
  • Paróquia São João Batista, de Prudentópolis, promove programação especial pela 5ª Jornada Mundial dos Avós e Idosos e homenageia São Cristóvão
  • Sabor único: ponkan de Cerro Azul é a 21ª Indicação Geográfica do Paraná
  • Morte do filho do ex treinador do Prudentópolis Júlio Sérgio acende alerta para tumor cerebral em crianças