Projeto de Lei visa instituir o Dia do Campista Católico no Paraná

30 de julho de 2025 às 08:56

PROJETO DE LEI VISA INSTITUIR O DIA DO CAMPISTA CATÓLICO NO PARANÁ

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná que institui o Dia do Campista Católico, a ser comemorado anualmente no primeiro domingo de setembro.

A proposta também inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Segundo o parlamentar, o objetivo é reconhecer a importância espiritual, social e cultural dos acampamentos e retiros promovidos por movimentos, comunidades e organizações da Igreja Católica Apostólica Romana.

Esses encontros proporcionam momentos de formação espiritual, convivência comunitária, partilha fraterna, oração, celebrações sacramentais e vivência com a natureza, sempre à luz do Evangelho.

“Os acampamentos católicos reúnem milhares de jovens, adultos e famílias em experiências de evangelização profunda e são verdadeiros encontros com Deus.

Nada mais justo do que valorizar essa prática, que já faz parte da vida de tantas comunidades do nosso estado”, destacou Cobra Repórter.

A escolha do primeiro domingo de setembro como marco comemorativo se baseia na tradição de diversas comunidades católicas que realizam, nesse período, seus retiros e acampamentos anuais, aproveitando o clima propício e o calendário pastoral.

Além do impacto espiritual e evangelizador, os acampamentos católicos também geram efeitos positivos no desenvolvimento social, cultural e econômico das regiões onde são realizados.

Eles movimentam setores como transporte, hospedagem, alimentação, produção cultural e turismo religioso — especialmente em municípios de menor porte.

“Com esse projeto, o Paraná dá um passo importante na valorização de uma prática de fé que transforma vidas e movimenta nossas comunidades”, reforçou o deputado.

O projeto agora segue para análise das comissões temáticas antes de ser votado em plenário

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Luiz Oszacziy aos 59 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Joana Hlatki Boruch
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Josepfina Rosa Gaitkoski aos 96 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Claudio José de Melo aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Maria Talarico Massa, mãe do apresentador Ratinho
  • É com  pesar que o Portal Nossa Gente comunica o falecimento do senhor José Carlos Pontarolo, aos 70 anos
  • Inaugura neste sábado dia 02 de agosto em Prudentópolis a Inova Contabilidade e Licitações
  • Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 76 milhões
  • Dia mais frio do mês registra temperaturas negativas em quatro cidades paranaenses
  • Paróquia São João Batista, de Prudentópolis, promove programação especial pela 5ª Jornada Mundial dos Avós e Idosos e homenageia São Cristóvão
  • Sabor único: ponkan de Cerro Azul é a 21ª Indicação Geográfica do Paraná
  • Morte do filho do ex treinador do Prudentópolis Júlio Sérgio acende alerta para tumor cerebral em crianças