Polícia Ambiental apreende aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro e arma de fogo irregular em Ortigueira/PR
Na última terça-feira (06/08/2025), durante patrulhamento no município de Ortigueira, a equipe da Polícia Ambiental recebeu uma denúncia sobre a criação ilegal de aves silvestres e possível prática de caça em uma propriedade rural da região.
Os policiais se dirigiram ao local indicado, onde foram recebidos pelo proprietário, que autorizou a entrada e realização de buscas. Durante a fiscalização, foram encontradas nove aves silvestres mantidas em gaiolas, sem qualquer tipo de autorização ambiental.
As espécies apreendidas incluem Pintassilgo, Trinca-Ferro, Bico-de-Pimenta e Iraúna-Tecelão. Questionado, o responsável admitiu não possuir licença para a criação das aves.
Ainda no local, em relação à suspeita de caça, o morador negou a prática, mas informou possuir uma espingarda calibre .32, sem registro, a qual foi entregue espontaneamente à equipe policial. A arma foi apreendida, e o indivíduo foi preso em flagrante, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Ponta Grossa, onde receberão os cuidados necessários antes da reintrodução à natureza.
Foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 4.500,00 por manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro sem autorização.
Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença.
🗣 Denúncias 📞 ligue 181
(sua denúncia será anônima)