PCPR cumpre 45 mandados contra grupo que movimentou R$ 500 milhões com falsos consórcios

13 de agosto de 2025 às 09:45

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas na manhã desta quarta-feira (13) para cumprir 45 ordens judiciais contra um grupo investigado pelo golpe do falso consórcio e que teria movimentado cerca de R$ 500 milhões em transações suspeitas.

A ação acontece simultaneamente nos estados do Amazonas, Pará, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

As cidades com mandados são Manaus (AM), Belém, Santarém e Ananindeua (PA), Maceió e Marechal Deodoro (AL), Itabaiana, Lagarto e Aracaju (SE), Salvador (BA), Fortaleza e Eusébio (CE) , Belo Horizonte (MG), São Paulo, Diadema e Campinas (SP) e Florianópolis (SC).

Entre os mandados judiciais cumpridos estão 12 de prisão e 33 de buscas domiciliares com o apoio das polícias civis daqueles estados. A operação, que está em sua terceira fase, visa desarticular o braço financeiro do esquema criminoso.

A ação é um desdobramento de uma investigação iniciada pela PCPR em janeiro de 2023. Na ocasião, em Curitiba, quatro pessoas foram presas em flagrante e outras 15 foram conduzidas à unidade policial para prestar esclarecimentos. Elas eram suspeitas de participação em um esquema que ofertava a venda facilitada de imóveis e veículos em redes sociais.

Neste esquema, as vítimas eram induzidas a assinar contratos e efetuar pagamentos sem a entrega dos bens. O crime ainda envolvia call centers clandestinos, nos quais colaboradores cooptavam as vítimas.

Após o contato, as vítimas eram convidadas a comparecer ao escritório para assinatura de contratos e realização de pagamentos a fim de adquirir um bem ou de financiar uma compra.

“Em algumas situações, a assinatura e os repasses eram intermediados por funcionários treinados que atuavam sob rigorosa orientação, com metas de captação de novos clientes e comissionamentos que giravam em torno de 1% dos valores das operações”, explica o delegado Tiago Dantas, que conduz o inquérito.

A investigação da PCPR apurou que a atuação do grupo se dava por, pelo menos, cinco empresas de fachada, sistemas digitais e grupos de mensagens, se estendendo a diversos estados da federação, com ramificações confirmadas no Paraná, Amazonas, Ceará, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Após um período, encerrava as atividades no local, deixando as vítimas sem contato, dinheiro ou bens prometidos.

Em março de 2024, a PCPR deflagrou a segunda fase da operação nos estados do Amazonas e Tocantins. Na ocasião, cinco pessoas foram presas e celulares, computador e documentos foram apreendidos, permitindo a identificação de um homem e uma mulher, que são os líderes da organização criminosa.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr. Antonio Emidio aos 88 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr. José Jair Neves aos 72 anos
  • É com pesar que a funerária São João e o plano Unipaz, comunicam o falecimento da Sra. Verônica Navroski Bohatczuk aos 90 anos
  • É com apesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Agostinho Garbachevski
  • É com pesar que o PAF  comunica o falecimento do Sr. Audio Pauloski aos 71 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Helena Nazarko Mokreski aos 84 anos
  • Férias escolares: turismo nas Unidades de Conservação do Paraná cresce 20,6% em 2025
  • Com alta de 14%, Detran-PR registra 80,4 mil novos motoristas no 1ª semestre
  • Prudentópolis vai comemorar 119 anos com concentração cívica e desfile no dia 12 de agosto
  • Cientistas da Unicentro testam pesquisas no maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul
  • Cresol é patrocinadora oficial do novo circuito profissional de BMX freestyle do Brasil
  • “Estúdio C”, exibido na RPC, vai mostrar neste sábado (9) um pouco sobre a cidade de Prudentópolis