GAECO CUMPRE MANDADOS E PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO SOBRE COMPRA IRREGULAR DE COMBUSTÍVEL EM QUEDAS DO IGUAÇU
O Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Tanque Cheio, que investiga irregularidades na compra de combustíveis pela Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu, no Centro-Sul do estado.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, todos no município: na sede do Legislativo, em um posto de combustíveis e nas residências de investigados.
Durante a ação, três pessoas foram presas em flagrante – duas por posse ilegal de armas e munições, e uma por obstrução de justiça, ao tentar destruir um telefone celular jogando-o no vaso sanitário. Documentos e aparelhos eletrônicos também foram apreendidos para perícia.
As investigações tiveram início em abril de 2023, a partir de denúncia anônima que apontava superfaturamento de notas fiscais. As diligências identificaram consumo de combustível incompatível com a realidade.
Entre janeiro de 2021 e abril de 2025, a frota da Câmara consumiu 85 mil litros, ao custo de quase R$ 700 mil – valor acima do registrado em cidades de porte semelhante.
O Juízo Criminal de Quedas do Iguaçu determinou, ainda, o afastamento do presidente da Câmara por 90 dias e o bloqueio de R$ 500 mil dos investigados.