O deputado federal Pedro Lupion está praticamente com os dois pés fora do Progressistas de Ricardo Barros. A negociação, tratada ainda nos bastidores, envolve a ida dele para o Republicanos.
Aceitando o convite, o atual presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) chega com status. Lupion deve assumir a posição de presidente do Republicanos do Paraná — no lugar do megaempresário Marcelo Almeida.
No entanto, conta uma fonte do partido, os demais postos da executiva do partido de Marcos Pereira no Paraná ficarão com pessoas ligadas ao presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi — mantendo o mando político com o deputado.
O Palácio Iguaçu, leia-se Ratinho Junior, sabe da negociação envolvendo Lupion e a troca do PP pelo REP e deu sinais positivos sobre a mudança. Até porque, a saída de Lupion representa uma perda política para o Progressistas e, consequentemente, para uma futura candidatura do senador Sergio Moro pela federação União Progressista.
E aí, em se tratando de desidratação do PP, palacianos avalizam toda e qualquer estratégia.
Lupion, que chegou a ser cogitado por Ricardo Barros como possível candidato ao Senado Federal em 26, deve buscar a renovação do mandato na Câmara Federal no futuro novo partido.