Servidores públicos municipais de Guarapuava que estão em férias no mês de janeiro ainda não receberam o pagamento do 1/3 de férias, conforme prevê a legislação. O problema afeta principalmente o setor da educação, que representa cerca de metade do quadro de servidores do município. Além disso, em janeiro todos os que trabalham nas Escolas e Cemeis estão em férias. O benefício do 1/3 das férias deveria ter sido pago em dezembro, mas até esta segunda-feira (14) ainda não havia sido depositado.
“Sempre recebíamos junto como pagamento de dezembro, conforme está na lei, e nos últimos anos a administração está atrasando esse pagamento e esse ano, infelizmente, não foi diferente”, disse à Rádio Cultura Cristiane Wainer, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Profissionais de Guarapuava.
Segundo a presidente, o sindicato procurou a Prefeitura, mas não teve uma explicação sobre o motivo do atraso. O departamento de recursos humanos informou que entre 10 e 15 de janeiro o pagamento será realizado.
A legislação prevê férias para servidores da educação sempre no mês de janeiro. O pagamento do 1/3 de férias deve ser feito junto com o salário do mês de dezembro. Diferente da iniciativa privada não há pagamento de adiantamento do salário do mês seguinte.
Esse é o quarto ano consecutivo em que ocorre o atraso. Em anos anteriores somente professores e educadores não receberam em dia. Em 2019 servidores de outras áreas também estão com o pagamento atrasado.
A reportagem procurou a Prefeitura de Guarapuava, via assessoria, e aguarda retorno.